O governo de Jair Bolsonaro anunciou um investimento de R$ 4,8 milhões para a perfuração e possível instalação de 74 poços artesianos em 29 municípios de Alagoas. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (7), pelo ministro do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, durante passagem pelo estado.

A ação será conduzida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada a MDR, e tem potencial para beneficiar mais de 45 mil pessoas.

Levando água às residências distantes dos centros urbanos, a instalação dos poços será feita após a verificação da viabilidade técnica para o funcionamento da adutora.

Os poços serão perfurados nos municípios de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteiróplois, Olhos d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José do Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Segundo o ministro Rogério Marinho, um mapeamento foi feito em toda a região Nordeste, destacando os poços artesianos em comunidades dependentes de carro-pipa. “Há várias comunidades mais distantes dos centros urbanos que continuam com dificuldade de acesso à água. […] Caso eles se mostrem viáveis, será o princípio da sua instalação e de um sistema de adutoras simplificado, que vai permitir que essas populações, a médio prazo, possam se livrar do carro-pipa.”

Rayssa Cavalcante*/GAZETAWEB
FOTO: Divulgação