Pelo segundo ano consecutivo, uma das épocas mais expressivas da cultura popular nordestina, as festas juninas dão espaço às recomendações de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. Em Maceió, o São João foi cancelado e os eventos restritos acontecem por meio de lives. Quase 500 artistas, de 28 grupos de quadrilha, coco de roda, além de trios e bandas de forró, se apresentarão em lives previstas para o período de 23 a 29 de junho.

Criada para manter viva a tradição do São João na capital, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) lançou o edital do projeto “Maceió: um dos berços do forró!”. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 9 de junho.

De acordo com a presidenta da FMAC, Mirian Monte, o objetivo deste edital é repetir o sucesso das lives que estão sendo feitas semanalmente pela Fundação. “O edital foi lançado após ampla discussão com representantes da sociedade civil organizada ligados aos grupos de arte popular. Foram apresentadas diversas sugestões, expostas as dificuldades e o chamamento é fruto do diálogo frequente da gestão municipal com os artistas da terra, que estão com os trabalhos restritos por causa da pandemia”, explicou.

Para ela, esta é uma forma de conferir celeridade, ampla participação da sociedade, a partir da atuação do terceiro setor, com a seleção de Organizações da Sociedade Civil – OSCs, nos termos da Lei 13.019.

Mirian Monte acrescentou que foi necessário adaptar as regras contidas no chamamento público, devido à necessidade de se evitar aglomerações. Cada grupo só poderá participar com até dez componentes, todos respeitando as normas sanitárias, com uso obrigatório de máscaras e com distanciamento social.

Para Adriana Avelino, não poder participar presencialmente dos festejos juninos é doloroso, mas é por uma boa causa. Ela contou que, com uma turma de amigos, já está se programando para 2022, com direito a fechar a rua e todo mundo caracterizado de matuto para matar a saudade dos anos que não pode se aglomerar.

“Costumo ir ver as quadrilhas e acompanhar os concursos no Ginásio do Sesi, aproveito também os shows de forró no Jaraguá, mas infelizmente mais um ano que isso não será possível. Logo eu que não posso escutar o som de uma sanfona”, brincou.

CHAMAMENTO

O chamamento público prevê a contratação de até três organizações sociais que terão a responsabilidade de selecionar os grupos e de promover a pré-produção do que será exibido ao público. No total, a Prefeitura destinou R$ 117 mil para esta finalidade, valor que será dividido a cada modalidade contratada.

No ato da inscrição, as organizações interessadas devem apresentar, obrigatoriamente, um plano de trabalho, limitado a apenas uma das categorias, por meio do qual deve contemplar uma agenda de apresentações virtuais.

Poderão concorrer apenas entidades com representação de quadrilhas juninas, cocos de roda, trios e bandas de forró. A homologação e publicação do resultado final da fase de seleção vão ser divulgadas nos canais de comunicação da Prefeitura de Maceió.
Secult planeja programação com vencedores do edital da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) informou que planeja para o ano de 2021 uma programação utilizando os vencedores dos editais da Lei Aldir Blanc, também com transmissão no nosso canal do YouTube.

O órgão disse ainda por meio da assessoria de comunicação que a programação está sendo montada e que contará com apresentações de quadrilhas, bumba meu boi, coco de rodas e bandas de forró. Serão 5 dias de festejos juninos, de 24 a 30 de junho.

“Tradicionalmente, não cabe ao Estado a realização de festejos caracterizados como efemérides. Entretanto, o Estado sempre entra com algum tipo de apoio. Ao longo dos últimos anos, esse apoio tem sido feito através de editais”, destacou.

“No último ano, devido à pandemia, foi lançado o edital Dendi Casa Tem Cultura. Os contemplados do certame participaram do Forró Dendi Casa, projeto realizado através de lives e transmitidas no nosso canal do YouTube”, ressaltou.

Gervásio Braz, presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos de Alagoas (CROMB/AL), diz que alguns profissionais independentes estão se organizando para realizar shows por meio de lives no estado, mas que ainda não há confirmação de datas e horários.

ARRAIÁ DO BELL

Depois do Carnaval, não tem como negar que a festa favorita de Bell Marques é o São João! Apesar da fama nacional como um dos melhores puxadores de trio, o cantor nunca escondeu a paixão pelos festejos juninos, tendo gravado já quatro álbuns de forró durante a carreira. Por isso, o projeto Arraiá do Bell volta em 2021, com transmissão ao vivo, às 20h do dia 5 de junho, pelo YouTube.

“Quem me acompanha sabe do meu carinho pelo São João, por forró e por artistas como Luiz Gonzaga, que inspira todos nós até hoje. Esse ano, vou aproveitar para apresentar uma música nova, que já venho cantando alguns trechos nas redes sociais”, revela o cantor.

Mais informações serão anunciadas aos poucos e os fãs podem ir se preparando e matando a saudade com a live do ano passado, disponível no canal do YouTube do artista.

ARRAIÁ DO SAFADÃO

Um dos artistas renomados no Nordeste é o cantor Wesley Safadão, que promove no dia 19 de junho mais uma live chamada: Arraiá do Safadão. A apresentação, que terá diversos convidados, será transmitida pelo canal do YouTube do artista.

Na live Arraiá do Safadão, Wesley Safadão cantará diversos sucessos da sua carreira, além de clássicos de festas juninas. Assim, pode-se esperar “Despedida”, “Dois Lados”, “Só Pra Castigar” e “Na Cama Que Eu Paguei”. Ademais, músicas como “Asa Branca”, “Xote das Meninas” e “Festa do Interior”.

As lives estão voltando a acontecer neste ano de 2021, já que os números da pandemia do coronavírus cresceram. Por isso, houve necessidade de retomar medidas mais restritivas de isolamento social. Assim, já há outros shows on-line marcados, com as seguintes atrações: Leonardo com Jorge e Mateus e Bruno e Marrone e Marília Mendonça, Chitãozinho e Xororó, a dupla Israel e Rodolffo e o cantor Thiaguinho.

Fonte: Tribuna Independente / Ana Paula Omena, com assessoria

(Foto: Divulgação)