Para nos protegermos da Covid-19, utilizamos as máscaras para fazer compras, encontrar amigos e ir a consultas médicas. Mas usar uma máscara altera a forma como interagimos com os outros? A CNN conversou com a psicóloga e especialista em comunicação Ursula Hess. O sorriso é uma maneira fácil de aliviar as tensões sociais, mas como é possível fazê-lo com uma máscara que cobre a metade inferior do rosto? E será que as emoções das outras pessoas são mais difíceis de descodificar?

Segundo a especialista, é errado supor que as máscaras dificultarão a interação. “Expressamos os nossos sentimentos de muitas maneiras diferentes, que não dependem da parte inferior do rosto”, disse. Isto pode ser feito de maneira sutil, como levantar uma sobrancelha, por exemplo.

Além do mais, de acordo com a profissional, os sorrisos não precisam de ser vistos, podem ser ouvidos. Isso ocorre quando a boca muda de forma e altera a voz. “A diferença é clara. Todos podemos ouvir quando alguém está a sorrir ao telefone”, justifica.

Por fim, os olhos. Aqui, a expressão “os olhos são o espelho da alma” faz todo o sentido. À CNN, Hess explicou que os nossos olhos são atraídos para a atividade e, se a boca estiver coberta, o normal é que o foco seja na face superior. “Vê mais do que apenas os olhos, vê toda a região. As rugas na testa, as rugas entre os olhos, e como as bochechas incham quando sorri”,
explicou.

Por Notícias ao Minuto Brasil
FOTO: © DR \ Lifestyle Covid-19