Um dos bairros que mais sofrem com ocorrências de perturbação do sossego, o Vergel do Lago comemora o terceiro mês consecutivo de redução deste tipo de ocorrência depois que a Chefia de Articulação Política de Prevenção, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), implantou o projeto piloto Na Base do Sossego. As ações vêm sendo desenvolvidas em conjunto com a Base Comunitária de Segurança e já impactam de forma positiva no local.

De acordo com dados acompanhados pela SSP, nos meses de março, abril e maio foram registradas quedas de 34,8%, 27,3% e 35%, respectivamente, no número de ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora em comparação com o mesmo período do ano passado.

O projeto-piloto foi implantado primeiramente pela Base Comunitária do Vergel do Lago, na parte baixa de Maceió, que nos levantamentos realizados foi apontado como um dos cinco bairros que mais registrou chamados via 190 para este tipo de ocorrência. Como tem se mostrado bastante positivo, o projeto deverá ser implantado nas demais bases comunitárias em breve.

O tenente PM Alex Acioli, da Chefia de Articulação da SSP, explica que a proposta é reduzir os crimes de perturbação e os crimes correlatos. “Quando temos um som abusivo na comunidade, temos bebida alcoólica. E com pessoas embriagadas podem ocorrer crimes de ameaça e de violência doméstica, por exemplo. É justamente esse o foco do projeto, reduzir os crimes de perturbação do sossego na comunidade, para assim reduzir os crimes correlatos”, disse.

COMO FUNCIONA?

O projeto Na Base do Sossego ocorre em duas fases: na primeira, preventiva e educativa, os agentes da Base Comunitária visitam os endereços com maior número de registros no Comando de Operações Policiais Militares (COPOM) e orientam os indivíduos sobre os possíveis crimes que eles podem estar cometendo dentro das leis de contravenções penais e de crimes ambientais.

Os agentes também aplicam um questionário e apresentam um relatório sobre a visita, que deve ser assinado a fim de comprovar que o cidadão foi devidamente orientado. Ao final da visita, ainda são entregues alguns folhetos educativos que citam as leis que tipificam a poluição sonora e a perturbação do sossego.

TN H1.COM

Ascom SSP