O senador Renan Calheiros (MDB-AL), atual relator da CPI da Covid, afirmou que o número de testemunhas que passarão a ser investigadas pela comissão pode chegar a dez. Ele deu a declaração após reunião com o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e outros senadores.

Durante o anúncio, Renan confirmou quatro novos nomes: Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde; Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores; Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo; e Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde.

Na semana anterior, o relator já havia informado que a CPI iniciaria uma nova fase e iria investigar pessoas que foram ouvidas inicialmente como testemunhas. Ele também foi questionado se seria o caso de Pazuello, Ernesto e Wajngarten.

De acordo com o senador, investigar uma pessoa na CPI possibilita aprofundar a apuração, pois auxilia na requisição de documentos e na realização de buscas e apreensões.

Na ocasião, ele também explicou que a mudança de condição de testemunha para investigado não precisa de votação pelos integrantes da CPI.

CADA MINUTO

FOTO: Agência Senado