A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 segue diminuindo em Alagoas. O relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atualizado às 10h desta segunda-feira, 5, mostra que Maceió voltou a ficar abaixo dos 60%, com 58% dos leitos ocupados.

Dos 220 leitos disponibilizados na capital, 127 estão com pacientes em tratamento. O interior do estado também registrou nova queda, agora com ocupação de 73% dos 180 leitos.

Considerados unidades referências no combate à Covid, o Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano continuam baixando os leitos ocupados. Os dois já chegaram a registrar ocupação máxima, mas hoje estão com 74% e 64%, respectivamente.

Apesar da diminuição, o alerta segue ligado em cidades como Arapiraca e Coruripe, onde a taxa de ocupação está no limite. Em Arapiraca, 73 dos 75 leitos de UTI estão ocupados, o que corresponde a 97%. Já em Coruripe, todos os 15 leitos ofertados estão preenchidos.

Observatório

Após meses de tendência de alta, Alagoas está próxima de apresentar evidências de controle da pandemia. A constatação é parte do mais recente relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas de Enfrentamento à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), obtido pelo TNH1, na manhã desta segunda-feira (05).

De acordo com o último boletim epidemiológico, Alagoas tem um total de 219.741 casos confirmados e 5.416 óbitos por Covid-19.

TNH1.COM

Igor Nascimento / Agência Alagoas