Na ultima segunda-feira (13), Maceió lançou o Passe Livre Estudantil e agora estudantes da capital terão direito a viagens de ônibus gratuitas. De acordo com a Prefeitura, os estudantes podem contar com 44 passagens por mês, que devem ser utilizadas nos dias úteis. Serão beneficiados os estudantes que estão regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, técnico e superior das instituições de ensino situadas no município e devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Além disso, é necessário que o aluno comprove frequência escolar de no mínimo 75%.

“O Passe Livre é uma conquista histórica para os estudantes. Implantamos de forma pacífica, sem embates e de forma estruturada, depois de tantas lutas que já foram travadas aqui na nossa capital. Esse é um direito social dos estudantes, e anunciamos num momento difícil, num momento de pandemia. A implantação do Passe Livre faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura vem tomando para cuidar e trazer oportunidade para os estudantes”, disse o prefeito de Maceió, JHC, durante lançamento do benefício.

Para desfrutar do benefício, o estudante precisa estar em dias com o recadastro do Bem Legal Escolar, ou seja, ter atualizado o bilhete no ano de 2021. Para embarcar de forma gratuita, os estudantes precisarão comparecer na sede do Bem Legal (Centro), na Divisão de Cadastros (sede da SMTT), ou nos terminais de passageiros da Colina dos Eucaliptos e do Benedito Bentes, mediante agendamento obrigatório pelo site para efetuar a ativação do Passe Livre Estudantil. Caso não tenha realizado o agendamento, o titular não será atendido.

Os estudantes que estão em dias com o recadastro não pagarão nenhuma taxa adicional para converter o bilhete já utilizado para o Passe Livre Estudantil. O benefício estará disponível e poderá ser utilizado em até 24 horas da ativação.

TNH1 com Secom Maceió
Foto: Ascom SMTT