Um Projeto de Lei votado em primeira discussão na tarde da ultima terça-feira (14), de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB), quer que crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual tenham prioridade no atendimento psicológico na rede pública.

O PL tem como objetivo assegurar atendimento imediato às vítimas, que deverão apresentar documentos pessoais, laudo médico e encaminhamento ao referido serviço. Na justificativa do PL, a parlamentar lembra que a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual no Brasil. Sendo 95% desses casos cometidos por pessoas do convívio das vítimas.

“Muitas vezes a criança pode não entender que está sofrendo algum tipo de violência, por isso é tão importante o acompanhamento psicológico rápido e eficaz”, defendeu a parlamentar, que também apresentou projeto para a criação de uma campanha municipal de conscientização e combate à violência contra a criança e o adolescente.

“Esse outro PL segue a mesma linha do primeiro. É por meio de campanhas lúdicas e trazendo o assunto à luz do conhecimento das crianças, que muitas delas compreendem que estão sendo vítimas de violência. Temos que falar nesse assunto e educar nossas crianças para que elas possam se defender. Não é tarefa somente da escola e nem dos pais em casa. É dever do poder público criar mecanismos que assegurem o bem-estar dos cidadãos, mais ainda, quando estes são crianças, incapazes de se defender”, explicou a vereadora.

O PL deve ser votado em segunda discussão na sessão ordinária de amanhã (15). Se aprovado, deverá ser encaminhado ao Executivo Municipal, para sanção ou veto.

POR:ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA/SILVANIA BARBOSA