Os cruzeiros marítimos retornarão à costa brasileira em novembro e com isso devem passar em Maceió mais de 80 mil cruzeiristas durante as escalas dos navios. A expectativa é que essa retomada possa gerar ainda mais emprego e renda durante a alta temporada de 2021.

De acordo com o a Cruise Lines International (CLIA), representante do setor de cruzeiros marítimo do mundo, a Maceió deve receber 16 escalas de navios durante o período de novembro de 2021 a abril de 2022. Somente essas visitas de novos turista deve trazer ao estado um investimento de mais de R$ 40 milhões.

Mesmo com a liberação do Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editará uma norma com os protocolos sanitários. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.

Entre os protocolos a serem definidos pela Anvisa, estão a realização de testes antes do embarque em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco sem recirculação (nos moldes dos filtros especiais dos aviões).

CADA MINUTO

(Foto: Arquivo Secom Maceió)