A Defesa Civil municipal inicia nesta terça-feira (05) uma vistoria em imóveis que estão instaladas nas áreas que contornam o mapa de risco de afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto.

A medida é para avaliar a estrutura dessas residências e prédios comerciais para que verificar se houve algum dano e se esse dano pode ter sido provocado pelo fenômeno geológico.

As vistorias deverão começar na região dos Flexais, em Bebedouro; no Bom Parto e no Vila Saem. De acordo com Antonioni Guerrera, geólogo do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió, as vistorias são periódicas e substanciam o órgão com informações que, somadas aos dados das leituras dos equipamentos de monitoramento instalados na região, podem apontar ou descartar a inclusão de áreas em futuros mapas de linhas de ações prioritárias.

Ele segue esclarecendo que as regiões afetadas e do entorno foram divididas em seis áreas, e que a cada seis meses as vistorias se repetem como parte do processo de observação e em busca de novos indícios.

O geólogo informou que além das feições nos imóveis, ou seja, rachaduras em paredes e indícios de afundamento, outros fatores são necessários para inclusão de uma nova área nos futuros mapas de linhas e ações prioritárias.

“Nós vamos observar se as casas desses locais têm algum tipo de dano e se isso é associado ao processo de subsidência. A ação é parte do plano de ação do Comitê Técnico, que vistoria as áreas fora do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias”, explicou Guerrera.

CADA MINUTO