O CSA enfrenta o Brusque, neste sábado (9), pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. A bola rola às 21h, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas. O Azulão é o 7º colocado, com 42 pontos, e empatou sem gols contra o CRB no fim de semana.

O Quadricolor é o 16º, com 32, e venceu o Guarani, em casa, por 2 a 0. No primeiro turno, o time alagoano ganhou dos visitantes, por 3 a 2, em Santa Catarina. A saber, será apenas o segundo confronto entre as equipes na história.

Cenário

Depois de cinco vitórias seguidas, o CSA pouco fez no clássico alagoano há quase uma semana. Thiago Rodrigues salvou a equipe nas raras, mas boas chances de gols do Regatas. Mozart Santos apontou que o cansaço físico da sequência de jogos influenciou para o baixo desempenho da equipe.

“Eles (CRB) tiveram duas chances em contra-ataque no primeiro tempo. Nós não criamos tantas oportunidades assim, como nós vínhamos criando. É o quarto jogo em nove dias e os jogadores foram no limite da capacidade física. Então, acho que nós sentimos muito a sequência”, disse o ex-futebolista.

Edu garantiu a vitória do Brusque sobre o Guarani. O atacante é o artilheiro da Série B com 15 gols – Foto: Gustavo Medeiros

A dois pontos do Z-4 e com 20% de risco de rebaixamento, o Quadricolor somou seis pontos cruciais nas últimas duas partidas. Venceu o Brasil-RS, fora de casa, por 2 a 0; e, no sábado (2), bateu o Guarani pelo mesmo placar, no Augusto Bauer.

Os triunfos deram um pouco de tranquilidade a Waguinho Dias, ao longo da semana, para recuperar os atletas. O treinador, aliás, gostou da obediência tática da equipe na vitória. “Tivemos oportunidades no primeiro tempo, mas no segundo fomos mais efetivos. Eles entenderam as modificações e a tomada de decisão”. O atacante Edu marcou os dois gols da conquista.

CSA

O meia-atacante Gabriel tomou o terceiro cartão amarelo no clássico e cumpre suspensão. Mozart Santos deve escalar o veterano Renato Cajá e, eventualmente, colocar Didira no segundo tempo. Já o atacante Dellatorre, que não enfrentou o CRB, volta a ficar à disposição de treinador.

Por outro lado, os atacantes Clayton e Rodrigo Rodrigues já estão regularizados, mas só jogam contra o Goiás, na próxima rodada. O Azulão tem seis atletas pendurados: Thiago Rodrigues, Lucão, Fabrício, Matheus Felipe, Giva Santos e Yuri. Diante disso, a base titular vai ser a mesma. Isto é, com Matheus Felipe e Lucão na zaga, e a dupla Geovane e Yuri no meio de campo.

Lucão em ação no CT do Nelsão. CSA tem a 4ª melhor defesa da Série B com 23 gols sofridos – Foto: Augusto Oliveira/Ascom CSA

O CSA tem a 4ª melhor defesa na competição. Em 28 jogos, sofreu 23 gols. O desempenho depois do retorno de Mozart também agrada. Em sete jogos, o Gigante do Mutange soma sete vitórias, dois empates e uma derrota. Ainda, marcou nove gols e sofreu apenas quatro.

Assim, um provável CSA para este sábado tem: Thiago Rodrigues; Cristovam, Matheus Felipe, Lucão e Ernandes; Geovane, Yuri e Renato Cajá (Didira); Marco Túlio, Iury Castilho e Dellatorre.

Brusque

Waguinho aproveitou a semana para recuperar a parte física dos atletas e só pensa em manter o momento positivo do grupo. Ele conta com o bom retrospecto do time, fora de casa. Das nove vitórias, até então, o Quadricolor ganhou quatro na condição de visitante.

Para o duelo, o treinador conta com o retorno do atacante Maurício Garcez, ausente contra o Guarani; e do meia Marlone, liberado do departamento médico, após sofrer lesão. Assim, Jhon Cley, que vem ganhando espaço, fica no banco de reservas.

O goleiro Ruan Carneiro continua no lugar de Zé Carlos, que perdeu espaço, após falhas e suspensões. A equipe também tem jogadores pendurados para o duelo: Bruno Lopes, Diego Mathias, Éverton Alemão, João Carlos, Rodolfo Potiguar, Toty e Zé Mateus, estão com dois cartões amarelos.

No começo do mês, a diretoria apresentou quatro reforços: o meia Foguinho, o volante Evandro, o atacante Hugo Borges e o zagueiro Luizão. Todos podem estrear em Maceió. Nesse sentido, um provável Brusque para este jogo tem: Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Alemão e Marcelo; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus e Nonato; Thiago Alagoano, John Cley e Edu.

Arbitragem

O trio de arbitragem é da Federação do Mato Grosso do Sul. Paulo Cesar Zanovelli da Silva apita o duelo, com o auxílio dos assistentes Guilherme Dias Camilo e Ricardo Júnior de Souza. José Jaini Oliveira Bispo, de Alagoas, será o quarto árbitro e Wagner Reway, da Paraíba, opera o VAR.

Shelton Melo/GAZETAWEB
FOTO: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC