A Agreste Saneamento recebeu, pela primeira vez, destaque no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2021 com o troféu “Quíron Bronze”, que demonstra compromisso com a excelência nos serviços prestados.

PUBLICIDADE

A Iguá é um dos maiores grupos privados de saneamento do país, com 19 operações em seis estados brasileiros. Além da Agreste Saneamento (AL), conquistaram o prêmio as concessionárias Atibaia Saneamento (SP), como finalista nível I e SPAT Saneamento (SP), que levou o Troféu Quíron Selo Prata nível II. As três concorreram na categoria “Selo de Qualidade de Fornecedor na Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental” (SQFSA). De acordo com os critérios da premiação, o nível I representa o “Compromisso com a excelência”. Na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA)”, o grupo Concessões Mato Grosso (MT) foi finalista “Rumo à Excelência – nível II”. Já as operações Águas Cuiabá (MT), Concessões São Paulo (SP) e Itapoá Saneamento (SC) levaram o Troféu Quíron Selo Bronze, na mesma categoria.

Criado em 1997 e promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), o PNQS é a única premiação no mundo voltada à gestão ambiental no setor, considerada o principal reconhecimento no país. O PNQS tem a missão de estimular as empresas a implantar sistemas de gerenciamento de serviços compatíveis com as normas internacionais. Além disso, visa reconhecer as práticas exercidas de organizações públicas e privadas, com atuação municipal, regional e estadual. Na edição, participaram empresas de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal (DF).

Foram submetidos relatórios de gestão para evidenciar os estágios das empresas nos oito critérios de excelência avaliados pelo prêmio, demonstrando suas práticas de gestão e resultados. Posteriormente, as operações receberam examinadores para analisar se as informações eram factuais. “O PNQS é um diferencial, demonstra o comprometimento com a melhoria da qualidade dos serviços, respeito ao cliente, equity de marca e boa reputação da companhia. No caminho para sermos a melhor empresa de saneamento para o Brasil, a excelência na gestão é fundamental”, diz o COO da Iguá, Péricles Weber.

A diretora geral da Agreste Saneamento, Angela Lins, comemorou o resultado. Segundo a gestora, diariamente os times atuam visando à excelência, sendo assim, agrega ainda mais valor à missão da empresa e demonstra o comprometimento em fazer o melhor. “Esta é a primeira vez que participamos e já recebemos o destaque. O PNQS foca muito na questão da qualidade contínua, da melhoria cíclica. O que atesta que nossa preocupação vai além de entregar água de qualidade e tratada para a população, mas, envolve todos os níveis e em diversas etapas: financeiro, sustentabilidade, administrativo e manutenção”, pontua.

GAZETAWEB.COM \ Wanessa França com Assessoria

FOTO: Assessoria