O Cartão do Idoso dá acesso gratuito a passagens intermunicipais ou interestaduais para pessoas acima de 60 anos com renda mensal de até dois salários mínimos. Com isso, cumpre-se o que está previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), reservando duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para ter acesso ao benefício, o idoso deve estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico). Com a carteira, o usuário tem desconto integral no valor das passagens em transportes coletivos convencionais ou complementares, inclusive interestaduais.
Para emitir o documento, o idoso pode procurar o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que funciona na Rua Amazonas, Nº 90, no bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade, das 8h às 16h. Para mais informações, existe o telefone 3312-5929.
Após a emissão do cartão, os interessados devem reservar a passagem com, no mínimo, um mês antes da data da viagem. São reservados dois assentos nos ônibus convencionais destinados para quem possui o Cartão do Idoso. Caso as duas vagas já tenham sido reservadas, o idoso tem o direito a comprar uma passagem com 50% de desconto.
CADA MINUTO \ *Com Semas
Foto: Assessoria