O estado de Alagoas e a capital Maceió definiram, através de decretos, que o Carnaval 2022 – entre os dias 26 de fevereiro (sábado) e 2 de março (Quarta de Cinzas) – será ponto facultativo. Com isso, o período carnavalesco não é considerado feriado.

Na prática, os trabalhadores do setor público vão ter folga nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira), 1º de março (terça-feira) e 2 de março (Quarta-feira de Cinzas). Porém, para quem é funcionário do setor privado, a decisão fica a cargo do empregador.

O fim de semana de carnaval, nos dias 26 e 27, não foi listado como ponto facultativo, pois já não existe expediente regular nestes dias.

O expediente nas repartições públicas, que irão fechar durante o Carnaval, volta ao normal no dia 3 de março (quinta-feira).

Cancelamento de festas – O TNH1 entrou em contato com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para saber quais cidades já confirmaram o cancelamento das festas. São elas:

Água Branca

Atalaia

Belém

Cajueiro

Cacimbinhas

Campestre

Campo Alegre

Campo Grande

Canapi

Capela

Carneiros

Colônia Leopoldina

Coqueiro Seco

Coruripe

Delmiro Gouveia

Dois Riachos

Feliz Deserto

Japaratinga

Joaquim Gomes

Jundiá

Lagoa da Canoa

Maceió

Maragogi

Maravilha

Marechal Deodoro

Maribondo

Mata Grande

Messias

Monteirópolis

Murici

Novo Lino

Olho d’Água das Flores

Olho d’Água do Casado

Palestina

Palmeira dos Índios

Pão de Açúcar

Pariconha

Piaçabuçu

Pilar

Piranhas

Poço das Trincheiras

Porto Calvo

Porto de Pedras

Porto Real do Colégio

Rio Largo

Roteiro

Santa Luzia do Norte

Santana do Ipanema

São José da Tapera

São Miguel dos Campos

São Sebastião

Satuba

Senador Rui Palmeira

De acordo com a AMA, os gestores das cidades Jequiá da Praia, Matriz de Camaragibe, Paripueira, São José da Laje, São Luís do Quitunde, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Olivença, Paripueira e São José da Laje ainda não definiram a suspensão das festividades.

No país como um todo, os grandes blocos carnavalescos que atraem milhões de pessoas no mundo, se concentram entre os estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Recife, a prefeitura ainda não decidiu se será feriado ou ponto facultativo, já em Salvador, o decreto foi de dia útil. No Rio de Janeiro e em São Paulo será feriado na terça e ponto facultativo na segunda (28) e na quarta (2).

*Estagiária sob supervisão

Thayla Paiva/TNH-1
Arquivo