width=

A Prefeitura de Maceió anunciou que estará com o Corujão da Vacina, até às 21h, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), nos quatro pontos fixos de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa pretende reforçar a vacinação pediátrica, ampliando a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

Os pontos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel do Lago), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praca Padre Cícero (Benedito Bentes) funcionarão com horário estendido nesses dois dias para que os pais que trabalham durante o dia não deixem de vacinar seus filhos.

Maceió iniciou a imunização pediátrica no último dia 17 e, até o momento, vacinou 14.429 crianças, o que representa 14,79% do público elegível para a faixa etária dos 5 aos 11 anos. A baixa procura pela vacinação infantil preocupa especialistas e autoridades de saúde por serem os pequenos a população mais exposta, nesse momento, à infecção por coronavírus.

O médico infectologista Renee Oliveira alerta que a circulação da variante Ômicron aumenta os riscos de transmissão da Covid-19 também entre as crianças.

“A transmissibilidade da variante Ômicron é muito mais alta que as anteriores. Consequentemente, mais crianças vão adoecer e necessitar de internação, como já está ocorrendo nas UTIs, devido aos grandes índices de contágio”, alerta o médico. “As vacinas pediátricas são seguras e amplamente testadas para levar proteção às nossas crianças”, reforça Renee Oliveira.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid, Claydson Moura, reforça o chamado da população de Maceió para a vacinação das crianças.

“As vacinas desenvolvidas para as crianças são seguras. São dezenas de milhares de doses aplicadas no Brasil e não há registro de adversidades. Pelo contrário, a vacina salva vidas, é feita para isso. A gente tem que confiar na Ciência para a proteção de todos”, defende Claydson Moura.

Ele apela à população a buscar os canais de informação confiáveis, evitando a disseminação de notícias falsas. “Estamos lidando com a pandemia, que é seríssima e que matou milhares de brasileiros. Não podemos permitir que se espalhem notícias falsas, temos que espalhar amor, empatia e informação”, afirma.

Documentação necessária

Para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças, que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

GAZETAWEB.COM \ Greyce Bernardino, com Assessoria

FOTO: Ascom SMS