A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta para a importância do cadastro e recadastro dos cartões Vamu Escolar 2022. O órgão informa que o prazo para garantir o acesso gratuito nas viagens em coletivos até as instituições de ensino, durante todo o ano, termina no dia 11 de março. Mas até o momento, apenas 3.053 estudantes fizeram o procedimento, número inferior ao estimado, que é de 50 mil alunos.

Dos estudantes que já realizaram o cadastro, o órgão levantou que 2.289 fizeram o recadastramento e outros 764 emitiram novos bilhetes até o momento. A SMTT recomenda que, para evitar filas e aglomerações, os alunos que ainda não fizeram o processo devem se antecipar para garantir o acesso ao benefício.

Quem não realizar a renovação da bilhetagem estudantil, no prazo estipulado, a partir do dia primeiro de abril, terá o cartão e o benefício do Passe Livre bloqueados, podendo ser desbloqueado somente com o pagamento da taxa de recadastro, acrescido de multa no valor de R$ 7,00 para cada mês de atraso. Não serão ressarcidos os créditos que não foram utilizados pelos estudantes concluintes e desistentes nos anos de 2021 e 2022.

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, alerta para o fim do prazo.

“Com o retorno das aulas presenciais nas escolas e universidades, a estimativa é que, até o fim do prazo, 50 mil estudantes tenham acesso ao benefício. É importante informar que as instituições de ensino podem enviar os dados dos alunos até o dia 28 de fevereiro. Por isso é importante que nenhum deles deixe para a última hora”, orientou.

GAZETAWEB.COM \ Jobison Barros com assessoria

FOTO: Ascom/SMTT