Teve início nesta segunda-feira (07), no Planetário Casa e Ciência, em Arapiraca, o 2° Simpósio Técnico para Análise de Cenários, promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio da Assessoria Integrada de Inteligência. O evento tem o objetivo de colocar em prática as instruções doutrinárias referentes ao controle de crises e a repressão aos crimes violentos contra as instituições financeiras.

Durante a solenidade de abertura o Subcomandante-Geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Tulio Emery, representou o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça. Ele cumprimentou todos os envolvidos na organização e agradeceu a presença dos instrutores e agentes de segurança pública dos estados do Ceará, Sergipe e Pernambuco, além das tropas alagoanas, que participarão das aulas e palestras.

Ele reiterou a importância desse tipo de atividade no combate às ações criminosas: “O que vocês estão fazendo tem uma relevância imensa. Queremos trazer a experiência dos nossos co-irmãos para a nossa realidade, nos permitindo criar um plano que seja utilizado para reduzir esse tipo de crime”, afirmou.

Ainda durante a abertura, o Major Raumário Jerônimo, assessor Especial de Inteligência da SSP/AL, falou sobre a importância da organização sistêmica na integração das forças de segurança, em caso de ocorrências que fujam à normalidade. “A ideia é que sigamos uma tendência nacional. O plano tem por objetivo maior promover uma capacitação e integração para que se consiga dar uma resposta adequada a ações ligadas ao domínio de cidades”, explicou.

Também participaram da mesa de abertura o delegado Mário Jorge, diretor da Polícia Judiciária 3, que representou o Delegado-Geral Carlos Reis, o delegado Guilherme Iusten, do 53º Distrito Policial de Arapiraca, o Tenente-Coronel Anaximandro Tenório, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º-BPM) de Delmiro Gouveia, o tenente-coronel Luciano Felizardo, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-Coronel Elson Souza, chefe 2ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG) e o Major Henrique Jatobá, comandante do Batalhão de Operações Especiais de Alagoas (BOPE).

Após a sessão de abertura, o Tenente da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Hélio Lima Feitosa, e a soldado da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Larissa Artemis Luna Monteiro palestraram sobre assuntos ligados à análise do cenário criminal.

Programação

O 2° Simpósio Técnico para Análise de Cenários é destinado a agentes de segurança pública e ocorre de forma presencial, na cidade de Arapiraca.

A programação, que conta com palestras, oficinas e treinamentos, tem duração de três semanas e se encerra com a execução de um plano de defesa aplicado na repressão a uma tentativa simulada de assalto a uma banco de Arapiraca.

CADA MINUTO