Uma ação integrada de combate ao furto de energia foi realizada nessa quarta-feira, 9, na Barra de São Miguel, litoral Sul de Alagoas, pela Secretaria de Segurança Pública, através de equipes da 5ª Companhia Independente de Marechal Deodoro com o apoio da Equatorial Alagoas. Denominada “Caetés”, a operação identificou, por meio da inspeção da Distribuidora, o furto de energia elétrica em uma chácara onde funciona um restaurante e outras atividades às margens da Lagoa do Roteiro.

Na ocasião, um funcionário do local foi conduzido à delegacia da Barra de São Miguel para os trâmites penais legais junto a Policia Civil. De acordo com informações repassadas pela equipe de fiscalização da Distribuidora, que atuou junto da Polícia Militar na operação, foi constatado que o medidor da unidade consumidora foi deslocado do seu ambiente padrão para outro local distante à cerca 100 metros.

Durante a investigação, foi constatado o desvio nos condutores antes de chegarem ao medidor de energia, entre o transformador e o local do medidor, fazendo com que o consumidor controlasse o registro da energia que passava pela medição. A energia desviada estimada era em torno de 8.000 kWh, o suficiente para atender em torno de 50 residências por um mês inteiro.

A Equatorial Alagoas reforça que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.

Como denunciar o crime? – As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br. Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.

Redação, com assessoria Equatorial |
FOTO: Divulgação / Equatorial