Perder peso não é fácil e mantê-lo é geralmente ainda mais complicado.
A verdade, é que muitas pessoas acabam recuperando os quilos perdidos e até ganham alguns a mais.
Jessica Unicke, investigadora da Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, e autora principal de um novo estudo, diz que o truque para manter a boa forma consiste em mudar a mentalidade para evitar cair em velhos hábitos.
A especialista disse ao site Therapytips: “sabemos através de pesquisas anteriores que lapsos alimentares frequentes podem levar a recuperar o peso perdido”.
“Aqueles que são bem sucedidos em manter o peso a longo prazo revelam uma melhor capacidade em controlar os seus pensamentos, emoções e comportamentos que por sua vez podem reduzir a frequência de excessos alimentares”.
O estudo investigou se o yoga – uma prática antiga que se tornou extremamente popular no mundo ocidental – é o truque para garantir a perda de peso a longo prazo.
A pesquisa recrutou 60 mulheres que sofriam de excesso de peso ou obesidade, mas que perderam pelo menos 5% do seu peso durante três meses com dieta e exercício.
Em seguida, as voluntárias foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos; um participou em aulas de culinária, durante 12 semanas, e o outro num curso de yoga, também por 12 semanas.
As mulheres mostraram-se felizes por praticarem yoga duas vezes por semana e extremamente satisfeitas por terem sido colocadas nesse grupo.
E os benefícios foram mensuráveis quando se tratava do seu peso.
As participantes perderam 3,5% a mais do seu peso corporal em comparação com as que frequentaram o curso de culinária.
Além, de registarem melhores resultados relativamente ao stress, capacidade de atenção e humor, revelaram os questionários.
No entanto, os autores notaram que aquelas que perderam menos peso inicialmente não tiveram nenhum benefício adicional do yoga.
Unicke disse: “enquanto as nossas descobertas são preliminares, os dados apurados sugerem que depois de um período de perda de peso bem sucedido, praticar yoga duas vezes por semana pode ajudar a melhorar o humor e a melhorar as habilidades que são importantes para regular as emoções e reduzir a probabilidade de incidência de distúrbios alimentares”.
Estes incluíram aumento da autocomplacência, aumento da capacidade de persistir com comportamentos benéficos, mesmo quando o processo é desconfortável, e uma maior consciência dos pensamentos e sentimentos internos.
A investigadora acrescentou: “a prática de yoga ao longo de 12 semanas também levou à perda de peso contínua durante esse período e suspeitamos que é provável que tal se deva a essas melhorias mencionadas em cima – acerca da habilidade em controlar as emoções”.
“Infelizmente, muitos indivíduos que perdem peso continuam a recuperar o peso”.
“Por exemplo, alterações hormonais e neurais ocorrem nos nossos corpos como resultado da perda de peso. Isso pode levar a um aumento do apetite… tornando os alimentos mais gratificantes (ou seja, maior preferência por alimentos altamente palatáveis)”.
“Comportamentalmente, o sucesso da perda de peso a longo prazo muitas vezes exige que os indivíduos permaneçam diligentes nos seus objetivos”, explicou Unicke.
“Como pode imaginar, ficar motivado para manter esses comportamentos a longo prazo pode ser um desafio”.
“É por isso que estamos interessados nos benefícios psicológicos do yoga, pois acreditamos que a prática pode ajudar os indivíduos a superar alguns dos desafios comportamentais necessários para a perda de peso bem sucedida a longo prazo”, concluiu a investigadora.
Por Notícias ao Minuto Brasil
FOTO: Lifestyle Fitness