Por ser um evento cultural que vem acontecendo na comunidade Quilombola Mameluco há quatro anos, as edições do Mamelucando, desde de 2017 vem abrangendo membros das 71 comunidades de remanescentes de quilombola do estado de Alagoas. O evento acontecerá durante dois dias como uma edição especial e contará com uma programação repleta de apresentações culturais diversas, oficinas, exposições de produtos artesanais e produção de alimentos advindos da ancestralidade, como a torra do Café Andú.

Idealizado por José Ferreira, conhecido como Zé Duda, o evento conta com a participação de sua esposa, Mestra Vaninha, na ministração da Oficina de Quebra-queixo Quilombola e com a Torra do Café Andú, que acontecem entre as programações do Mamelucando. Com o tema “Saber é no Quilombo: edição especial de fortalecimento de saberes tradicionais.”, o evento foi contemplado este ano na Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, no Município de Taquarana/AL para a realização de oficinas de saberes tradicionais.

Nessa edição especial do evento haverá o desenvolvimento de cinco oficinas culturais tradicionais ministradas por mestres e professores e direcionadas para os alunos do EJA da própria comunidade Quilombola Mameluco. Os Mestres participantes são: Mestra Vaninha (Oficina de Quebra-queixo Quilombola e com a Torra do Café Andú), Mestre Zé Firmino ( Oficina de Palha de Coqueiro Urucuri: abano e vassoura) e Mestre Zé Tirbutino (oficina de Cipó Mole: balaios)

Já os professores participantes são: Contramestre Bico de Fuló com a Capoeira Arte Brasil (Oficina e apresentação de Coco de Roda) e professora Gel (Oficina de Cordel). As oficinas acontecerão no Recanto Santana nas unidades de EJA do Quilombo Mameluco em Taquarana/AL, nos dias 25 e 26 de março a partir das 14h* com a seguinte programação:

25/03 – Sexta-feira

14h – Visita ao ateliê de cada mestre que ministrará oficina no evento para sessão de fotos;

15h – Torra de Café Andú e Quebra Queixo Quilombola

19h às 21h- Apresentação oral das oficinas de Quebra-queixo Quilombola e de Coco de Roda nas Unidades de EJA do Quilombo.

26/03 – Sábado

14h – Torra de Café Andú e Quebra-queixo Quilombola com os estudantes do EJA do Mameluco;

15h – Oficinas de Cordel, Cipó Mole: balaios, Palha de Coqueiro Uricuri: abano e vassoura e Carpintaria Quilombola no Recanto Santana;

17h às 19h – Oficina e apresentação de Coco de Roda com Capoeira Arte Brasil.

Realização: Quilombo mameluco
Coordenação Geral: Zé Duda
Coordenação de Produção e Comunicação: Keka Rabelo
Designer Gráfico: André Lourenci
Parceiros Culturais: Elohprint, CUFA-AL, Quintal Cultural, Movimento dos Povos das Lagoas, Agerrp, Birô de Comunicação Comunitária, UFAL, Frente Brasil Popular, CUT Sonhos em Crochê, Naná Doces Artesanais da Roça, Instituto Bico de Fulo e Quilombo Lunga.
Patrocínios: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Taquarana, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Contato de Imprensa: 82 988492085

Texto de Lídia Kelly, estagiária de Relações Públicas do projeto Bureau Comunicação Comunitária, coordenado pela professora Manuela Callou e Keka Rabelo, da Universidade Federal de Alagoas com auxílio do GT dos Povos das Lagoas.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria