Para finalizar o mês da Mulher e também a campanha “Março Lilás e Amarelo”, a Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos realizará na terça-feira (29), uma ação especial, na Clínica da Mulher, localizada na parte alta do município, das 08h às 14h.

A ação contará com os seguintes serviços: Exames de citologia e Colposcopia. Atendimentos de Ginecologistas, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Educador Físico.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, falou sobre a ação. “Estamos fechando este mês com essa ação e esperamos ajudar as mulheres miguelenses, em prol da saúde de cada uma delas”, afirmou.

E continuou. “Nosso objetivo é conscientizar as mulheres dessas ameaças reais à saúde, à vida e também à fertilidade. A boa notícia é que o diagnóstico precoce é cada vez mais simples e acessível”, concluiu a secretária.

MARÇO LILÁS E AMARELO

Em março, as cores lilás e amarelo procuram chamar a atenção para a importância de cuidar de duas doenças femininas que são assintomáticas em seus estágios iniciais: o câncer do colo do útero e a endometriose.

Toda doença é uma ameaça à vida, mas algumas se desenvolvem silenciosamente, sem apresentar sintomas por muito tempo. Tecnicamente são chamadas de doenças assintomáticas. Uma vez iniciadas, elas vão se agravando ao longo dos anos e, quando surgem os primeiros sintomas, o organismo já está bastante comprometido. Assim, perde-se a oportunidade de cura com consequências mínimas para o organismo. No estágio inicial, quase sempre os tratamentos exigidos são menos agressivos, mais curtos e com maiores chances de cura.

É o caso do câncer do colo de útero e da endometriose, duas doenças que atingem o aparelho reprodutor feminino e são alvo das campanhas de saúde de março.

CADA MINUTO

Foto: Assessoria