A disputa de 2022 contará com seis pais e seis filhos na eleição proporcional, disputando vagas na corrida pelas nove vagas na Câmara Federal, em Brasília, e nas 27 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Conforme levantamento realizado pela reportagem da Tribuna Independente, as chamadas “dobradinhas” na política, pelo menos quatro duplas já surgiram de municípios da Região Agreste, sendo dois de Arapiraca.
Depois do final do prazo da “janela partidária”, no último dia 2 de abril, para legalização da troca de partidos, os comentários de bastidores apontam que o ex-deputado estadual Dudu Albuquerque ensaia uma pré-candidatura a deputado federal para garantir a reeleição do filho Breno Albuquerque (MDB) no segundo mandato na Assembleia Legislativa (ALE).
Por outro lado, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) anunciou que vai disputar a reeleição em parceria com o filho Michel Freire, que está filiado ao União Brasil (UB) e deve ter o nome lançado candidato ao cargo de deputado federal, com o apoio do irmão Túlio Freire, vereador em mandato por Arapiraca.
O prefeito Luciano Barbosa, que continua filiado ao MDB, já lançou o filho Daniel Barbosa (PP) para disputar um mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ainda na Região Agreste, mais duas famílias prepararam dobradinhas políticas unindo novamente pais e filhos.
O deputado estadual Antônio Albuquerque, filiado ao Republicanos, cogita disputar o cargo a governador, mas vislumbra uma parceria com os filhos Arthur Albuquerque e Nivaldo Albuquerque (Republicanos), que busca a reeleição à Câmara Federal, em Brasília.
Com base política no município de Girau do Ponciano, o anúncio mais recente é o do ex-deputado estadual Gilvan Barros (PP). Ele pretende retomar a vida pública disputando uma das nove vagas na Câmara dos Deputados e, por tabela, apoiando o deputado estadual Gilvan Barros Filho no embate da reeleição por uma das 27 vagas na Casa de Tavares Bastos, em Maceió.
Na capital alagoana, outra famosa dobradinha está chamando a atenção de toda a classe política alagoana, com o lançamento da pré-candidatura do pai do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), o ex-deputado federal João Caldas, recentemente filiado ao União Brasil.
Outro filho, o médico João Antônio Caldas (JAC), tem seu nome cotado para concorrer ao cargo de deputado estadual.
A pouco mais de seis meses do pleito, as articulações políticas seguem a todo o vapor na capital e no interior do estado.
Até que sejam oficializadas as candidaturas, após as convenções partidárias, marcadas para 20 de julho até 5 de agosto, outras famílias podem lançar novos integrantes em dobradinhas para fortalecer ainda mais as suas bases e o capital político em Alagoas.
TRIBUNA HOJE
Foto: Ascom/ALE