O crescimento desordenado engoliu a Praça do Pirulito,” constata a vereadora

A vereadora Silvania Barbosa (MDB) foi até a Praça do Pirulito, no Centro de Maceió, depois que moradores daquela região cobraram da parlamentar uma solução para as áreas de lazer, passeio, pedestres e trânsito do local.

Durante visita ao Centro, Silvania Barbosa constatou que a praça já não existe mais e que a área de lazer foi tomada por construções irregulares, na sua maioria quiosques construídos por trabalhadores informais. “Na verdade, há muitos anos não existe mais Praça do Pirulito. Hoje o local se resume a um corredor de transporte. O crescimento desordenado engoliu a praça e a área de lazer foi extinta,” afirma a vereadora.

A ideia da vereadora é que o local seja revitalizado e que os vendedores ambulantes sejam realocados para barracas padronizadas no entorno da praça. “Quem conhece minha histórica política sabe que sou uma defensora ferrenha dos comerciantes informais. A revitalização da praça precisa passar por um acordo com os ambulantes e o projeto precisa prever a realocação adequada deles. Todo ordenamento requer mudança, mas tem que ser para melhor e direcionada a todos os envolvidos. Comerciantes formais, informais, comunidade, transeuntes e até os motoristas que passam pela região precisam ser ouvidos e atendidos em suas reivindicações,” esclarece a vereadora.

A parlamentar entende que a venda de bebidas e alimentos em torno das praças dá vida e movimentação ao local. “Todo mundo gosta de comer ao ar livre, com uma brisa fresquinha, batendo papo com conhecidos. É o mesmo caso dos food truks da Pajuçara, as pessoas passam a frequentar as praças e tornar aquele espaço um local de encontro e lazer. O interesse não é tirar os ambulantes, mas criar um espaço adaptado que também permita à comunidade usar a praça”, conclui.

Fonte:Amanda/Ascom
Foto: Ascom