Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SNT) apontam que 55% dos acidentes terminam com óbitos nas vias de Alagoas. Ao longo de 2021 foram registrados 3.164 acidentes com 1.750 mortes. É o segundo maior índice do Nordeste, perdendo apenas para o Maranhão.

A incidência de óbitos no estado chama a atenção, em todo o país, a taxa de mortes é de 2%. Os dados fazem parte do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

Vale destacar que em algumas unidades da federação os dados não são informados em totalidade. No caso de Alagoas, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito os dados são fornecidos por todos os órgãos de trânsito com prazo de 30 dias desde a ocorrência de acidente. Isto significa que alguns estados podem ter taxas maiores de acidentes e óbitos, entretanto não vem sendo registrado.

Condutores são 79% dos óbitos. E mais da metade das mortes, 56% são de passageiros ou condutores de motocicletas, apesar deste tipo de veículo corresponder a 32% dos envolvidos em acidentes.

Imprudência e desrespeito às leis influenciam nos números

Imprudência, consumo de álcool, desrespeito as leis de trânsito. São vários fatores que influenciam no número de acidentes de trânsito, principalmente nos casos graves. Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), o número de motoristas flagrados em situação de alcoolemia mais que dobrou este ano. Foram 87 casos no primeiro trimestre de 2021 e 229 no mesmo período deste ano.

O órgão fala em “comportamento de risco” para justificar o aumento das infrações. A flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19 é uma das causas para esse aumento de infrações.

“O comportamento de risco também é demonstrado em outras infrações cometidas pelos motoristas: segundo os dados da Lei Seca, de janeiro a março de 2022, foram 158 CNHs [Carteiras Nacionais de Habilitação] recolhidas e 998 infrações de trânsito autuadas por diversas irregularidades durante as fiscalizações, em todo o estado de Alagoas. Já no primeiro trimestre de 2021, as infrações de trânsito por diversas irregularidades foram 337 ao todo”, pontua o órgão.

ATENDIMENTOS

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, os acidentes de trânsito lideram o número de atendimentos de ocorrências. Segundo o Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, o socorro às vítimas de acidentes de trânsito representa cerca de 20% entre todas as 23 categorias de ocorrências registradas em Alagoas. No primeiro semestre de 2021 foram quase 5 mil atendimentos.

Para se ter uma ideia, só no último fim de semana o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) registrou 130 feridos em acidentes de trânsito, deste 109 envolvendo motocicletas. (com assessoria)

TRIBUNA HOJE

Foto: Edilson Omena