A espera acabou. Após duas edições de sucesso, o Prêmio Sinturb de Jornalismo está de volta para coroar mais uma vez o trabalho dos jornalistas que retratam o transporte público em Maceió. E para esquentar ainda mais a competição, o evento contará com ainda mais categorias, reformulações e uma premiação ainda maior.

Com o tema “O Transporte Público no Acesso aos Demais Serviços Essenciais”, o prêmio visa reconhecer trabalhos que valorizem a importância do transporte público de passageiros e os impactos desse serviço para a sociedade, abordando também questões como investimentos, infraestrutura, tecnologia, produtividade, mobilidade urbana e soluções para os problemas do setor.

O prêmio conta com o apoio da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges, o objetivo desta edição é ser ainda melhor que as anteriores. “Conseguimos, em apenas dois anos, consolidar nosso prêmio entre os profissionais de jornalismo, que produziram excelentes matérias sobre o setor. Agora, pensamos de que forma podemos proporcionar uma experiência ainda melhor, tornando a disputa mais justa e inclusiva para os concorrentes”, explica o gestor.

Mudanças

Diante do feedback dos participantes das últimas edições, a organização do evento optou por mudanças nas categorias. Desta forma, a categoria “Texto Reportagem” foi desmembrada em “Impresso” e “Webjornalismo”, de maneira a direcionar a competição entre duas mídias bem distintas.

“O conteúdo do jornal impresso é muito diferente do conteúdo feito para a web, e não seria justo manter os dois disputando como se fossem iguais. Foi algo que escutamos muito na premiação do ano passado, e acatamos o pedido dos jornalistas”, conta o presidente do Sinturb. Com o mesmo raciocínio da inclusão, a categoria “Radiojornalismo” foi remodelada para “Áudio”, passando a contemplar também podcasts, além das matérias produzidas para as tradicionais rádios AM e FM.

Com as alterações descritas acima, a premiação também foi reajustada, e será maior que os R$ 42 mil da edição passada, somadas todas as categorias, incluindo Estudante.

O regulamento completo será disponibilizado em breve no site oficial do prêmio, mas já é possível adiantar que matérias publicadas a partir do dia 17 de novembro de 2021 (um dia após o prazo final de publicação para a edição anterior) que abordem o tema “O Transporte Público no Acesso aos Demais Serviços Essenciais” estão aptas a disputar um dos prêmios desta edição. Quaisquer dúvidas podem ser direcionadas à assessoria de comunicação do Sinturb, por meio do WhatsApp (98162-4934) ou do e-mail comunicacao@sinturb.com.br.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria