O levantamento feito pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e divulgado nesta quarta-feira, 1º, mostra que mais de 10 municípios já confirmaram o cancelamento das festas de São João devido às fortes chuvas que provocaram destruições e deixaram famílias desabrigadas e desalojadas no final do mês de maio.

Para a suspensão das festividades, os gestores das cidades entenderam que os recursos gastos com os eventos, como a contratação de artistas para shows, serão melhores usados para a reestruturação das regiões afetadas, como também para o auxílio das famílias atingidas pela chuva.

Os municípios que já cancelaram os festejos foram:

Arapiraca

Barra de Santo Antônio

Coruripe

Feliz Deserto

Jequiá da Praia

Marechal Deodoro

Rio Largo

Roteiro

Santa Luzia do Norte

São Miguel dos Campos

Satuba

Na última segunda-feira, 30, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE-AL) recomendou para a Prefeitura de Maceió o cancelamento do São João diante da situação de calamidade em várias regiões da capital e do interior. As festas juninas foram anunciadas com alarde e começaram a ser questionadas, tanto pelo clima dramático como pelos recursos gastos com cachês de artistas. A gestão da capital, no entanto, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Ontem, o MPE-AL deu a mesma recomendação para o município de Penedo. Na ocasião, a prefeitura informou que ia se reunir com a Procuradoria Geral do Município para analisar o pedido do órgão estadual.

Veja abaixo as cidades que seguem com a programação normal dos eventos juninos:

Atalaia

Canapi

Coité do Noia

Colônia Leopoldina

Delmiro Gouveia

Jundiá

Maceió

Maragogi

Mar Vermelho

Matriz de Camaragibe

Messias

Minador do Negrão

Novo Lino

Olho d’Água do Casado

Olho d’Água das Flores

Olivença

Palmeira dos Índios

Paripueira

Piranhas

Porto Calvo

Porto de Pedras

Porto Real do Colégio

São José da Laje

São Luís do Quitunde

São Sebastião

Teotônio Vilela

Traipu

União dos Palmares

TNH1.COM

Arquivo/Secom Maceió