Ronaldo Lessa começou sua trajetória política em 1982, quando foi eleito deputado estadual e, a partir daí, começou uma trajetória de sucesso.

Ronaldo Lessa, por sua ousadia e determinação, trilhou uma carreira política exitosa em que foi vereador e prefeito por Maceió, deputado estadual e federal e por duas vezes governador do Estado, tornando-se uma referência da oposição em Alagoas.

No entanto, Lessa cometeu equívocos políticos inadmissíveis para um político da sua experiência. Um desses equívocos foi aliar-se a Collor, que ele tanto abominava, e, depois disso, passou a ser aliado dos Calheiros, alternando essa aliança com Rui Palmeira e, em consequência disso, manchou sua identidade política, pelo que veio a pagar um preço muito alto, no decorrer da sua história.

Assim, nas eleições de 2018, não foi reeleito deputado federal e, como recompensa, aceitou ser secretário de Agricultura do Governo de Renan Filho. Tal fato, completamente inadequado, não lhe permitiu desenvolver um trabalho satisfatório, com isso, não pode nomear nem os seus assessores e, só restou a Lessa o caminho de casa. Dessa maneira, sem mandato e abandonado pelos pseudo amigos, caiu no ostracismo.

Assim sendo, na eleição de 2020, submeteu-se à condição de vice-prefeito de JHC para garantir a sua sobrevida política.

Nessas eleições de 2022, lançou-se candidato ao senado, porém, em todas as pesquisas divulgadas até o momento, aparece com números inexpressivos de intenções de voto.

Por tudo isso, para que Ronaldo Lessa ainda tenha capital político para pleitear um novo cargo eletivo, seria necessária uma reavaliação da sua postura política.

Como bem diz a linguagem do futebol, a bola costuma punir quem não sabe jogar o jogo.

CADA MINUTO \ Marcelo Bastos

FOTO: GOOGLE