Se o CRB realmente tem grandes ambições para subir de divisão, o jogo desta terça-feira (19) é providencial. O Galo entra em campo às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para encarar o Bahia, atual 3º colocado na tabela da Série B. O embate é válido pela 19ª rodada da Segundona, a última, para fechar o primeiro turno. Além disso, pode diminuir a distância alagoana para o G4.

Cenário

O Regatas vem de um bom momento na Série B, pois já são sete partidas sem saber o que é perder. Além do mais, como visitante, os últimos confrontos têm sido revigorantes, já que conseguiu duas vitórias fora, contra Chapecoense e Operário. Tais resultados deram um up no CRB, dentro da tabela de classificação. No momento, o time regatiano está na 9ª colocação, com 24 pontos, oito abaixo do G4.

Regatas vem de um empate frustrante contra o Brusque, dentro de casa – Foto: Ailton Cruz

Já o Bahia é um dos quatro times que está dentro da zona de classificação para a Série A. Rebaixado em 2021, o investimento do Tricolor foi muito alto para voltar, imediatamente, para a elite do futebol. Por enquanto, a campanha vem fazendo jus ao investimento. Até o início da rodada, o clube baiano é o 3° posicionado, com 33 pontos. Uma vantagem confortável em relação ao 5º, que é o Sport, com 26 pontos.
CRB

Se o momento dentro do Rei Pelé não é tão agradável, o mesmo não se pode dizer de quando o Galo joga fora de casa. Tirando a derrota para o líder Cruzeiro, o CRB venceu todas as partidas como visitante, sob o comando de Daniel Paulista. Inclusive, esses nove pontos conquistados fora de Maceió foram providenciais para afastar o risco de entrar na zona do rebaixamento.

Para encarar o Tricolor, boas novidades. O lateral esquerdo Guilherme Romão viajou com a delegação e é opção para retornar ao time titular. Porém, ainda há desfalques preocupantes para o comandante regatiano. O novo reforço, Paulinho Moccelin, além de aguardar a regularização junto ao BID da CBF, não poderá jogar por estar suspenso. O cumprimento da suspensão vem de quando ainda jogava pela Chapecoense.

Após bom tempo fora, Guilherme Romão deve estar de volta ao time titular – Foto: Ailton Cruz

Além disso, Wallace está suspenso. Já no Departamento Médico, seguem Gilvan e Marthã. Com isso, boa parte do time que enfrentou o Brusque deve ser mantido. A dúvida é no caso do zagueiro Gum, que saiu do jogo com um desconforto. É possível o retorno da trinca de zaga, mesmo sem Gilvan. Com isso, Iago Mendonça pode aparecer.

E a escalação do Galo deve ter: Diogo Silva; Raul Prata, Gum (Diego Ivo), Wellington Carvalho e Guilherme Romão (Bryan); Yago, Uillian Correia e Rafael Longuine; Emerson Negueba (Gabriel Conceição), Fabinho (Iago Mendonça) e Anselmo Ramon.
BAHIA

A tabela fala por si só, que o Bahia vive uma boa fase dentro da Série B. Porém, nem isso foi capaz de sustentar o trabalho de Guto Ferreira, demitido há alguma semanas. Para seu lugar, um velho conhecido foi contratado: Enderson Moreira. Além de passagem pelo próprio Tricolor, ele foi campeão da Série B de 2021, pelo Botafogo.

Com Enderson no banco, o Esquadrão de Aço conseguiu desempenhos que vêm agradando ao torcedor. Ao todo, conquistou dois empates e uma vitória nesta Série B e, aos poucos, vai trilhando o caminho rumo ao retorno. Para isso, o Tricolor anunciou reforços grandes, caso dos atacantes Copete (ex-Avaí e Santos) e Igor Torres. Deles, Copete tem mais chances de estrear, todavia, os dois já foram regularizados.

Promovido com o Avaí em 2021, Copete foi apresentado no Esquadrão – Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

As boas notícias não param por aí. Titulares, o volante Rezende e o zagueiro Luiz Otávio treinaram, após ficarem de fora contra o Guarani, e devem retornar ao time. Contudo, o lateral Djalma é desfalque garantido, por ter tomado o terceiro cartão amarelo. Matheus Bahia, por outro lado, volta de suspensão.

A escalação do Bahia deve ser um pouco mais ofensiva, especialmente por jogar na Fonte Nova. Com isso, Enderson pode apostar em: Danilo Fernandes; André, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Rezende (Matheus Bahia), Patrick, Lucas Mugni e Daniel (Copete ou Rodallega); Raí (Rildo) e Davó.

Arbitragem

André Luiz de Freitas Castro (CBF/GO) apita o embate na Arena Fonte Nova. Ele terá os auxílios de Cristhian Passos Sorence (CBF/GO) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO), como bandeirinhas. Além disso, Moisés Ferreira Simão (CBF/BA) fica como quarto árbitro. Na cabine do árbitro de vídeo, Heber Roberto Lopes (CBF/SC) será o VAR, com Charly Wendy Straub Deretti (FIFA/GO) como seu assistente.

GAZETAWEB.COM \ Guilherme Magalhães

FOTO: Felipe Oliveira / EC Bahia