Alagoas já pode vacinar crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid-19 com o uso da CoronaVac, mas os municípios ainda não divulgaram os seus calendários de aplicação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atualmente, há 79.820 doses da CoronaVac em estoque na Rede de Frio de Alagoas, quantidade insuficiente para vacinar as 110.711 crianças dessa faixa etária, que necessitam de duas doses.

Ao todo, serão necessárias mais de 220 mil doses da vacina. O Ministério da Saúde (MS) recomendou que a vacinação comece pelas crianças de 3 a 4 anos imunocomprometidas e depois, o imunizante seja destinado para as crianças com 4 anos, seguidas pelas crianças de 3 anos de idade, para garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

A Sesau se reúne nesta sexta-feira (22) com os municípios para decidir o início da vacinação desse público. Segundo a pasta, o Estado deve receber mais doses, assim que o Ministério da Saúde tiver seus estoques restabelecidos. Já o Ministério da Saúde informou que segue em tratativas com o Instituto Butantan, fabricante da Coronavac no Brasil, e com o Consórcio Covax, para aquisição de novas doses.

Mortes

De acordo com dados da Sesau, desde o início da pandemia, seis crianças de 3 a 5 anos morreram por Covid-19, em Alagoas, sendo cinco mortes no ano de 2020 e uma em 2021. Já o número de casos confirmados nessa faixa etária, em todo o estado, é de 2.772 crianças, sendo 809 casos em 2020, 1.315 em 2021 e 648 casos até julho deste ano.

Segundo a médica imunologista e alergista Cynthia Mafra apesar das crianças possuírem um risco menor de forma grave da doença, a vacina é fundamental para proteção delas e também da comunidade.

“As crianças de 3 a 5 anos são menos suscetíveis a manifestações graves, em comparação com as demais faixas etárias, mas isso não quer dizer que não possam evoluir com gravidade. A criança pode até não evoluir com forma grave, mas ela vai levar esse vírus adiante. Quando você vacina a criança, você ajuda a controlar a doença, atingir aquela imunidade de rebanho que é a imunização coletiva”, afirmou.

Quarta dose

No dia 11 de julho, foi autorizada a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para a população na faixa etária dos 30 anos ou mais, em Maceió. A vacina pode ser aplicada nas pessoas que têm mais de quatro meses (120 dias) de intervalo da dose de reforço (3ª dose) e que tomaram o primeiro esquema vacinal com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Já para quem tomou a vacina da Janssen, as pessoas de 18 a 29 anos estão aptas a receber dois reforços (o primeiro dois meses após a dose D e o segundo quatro meses após o reforço) e pessoas acima de 30 anos, além da dose única, podem receber mais 3 outras doses (a primeira dois meses após a dose D, a segunda após quatro meses do reforço e a terceira após quatro meses do segundo reforço).

Profissionais de saúde a partir dos 18 anos também estão aptos a receber a dose única e mais três reforços, respeitando o intervalo entre elas.

TRIBUNA HOJE

Foto: Ilustração