Mais de 30% dos alagoanos não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Segundo os dados mais atualizados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (SI-PNI/MS), 2.296.208 alagoanos tomaram as quatro doses da vacina, que representa uma taxa de 68,51%. Em todo o estado, foram aplicadas 6.207.453 doses da vacina, entre primeira, segunda, terceira e quarta dose.

Os municípios com maior cobertura vacinal são Jacaré dos Homens, Santana do Mundaú e Pariconha, com 89,98%, 85,86% e 85,41%, respectivamente. Já os com menor cobertura vacinal são Novo Lino, Colônia Leopoldina e Junqueiro, com 40,21%, 43,68% e 44,1%, respectivamente.

Em Maceió, são 113.753 pessoas com o esquema vacinal completo, o que representa uma taxa de 13,43%. O vacinômetro de Maceió mostra ainda que 846.709 pessoas tomaram a primeira dose, 773.062 a segunda e 399.622 a terceira dose. Ao todo, 2.133.146 doses foram aplicadas na capital.

Nesta quinta-feira (28), o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trouxe mais 104 novos casos de Covid-19 e outras quatro mortes. As vítimas tinham entre 75 e 88 anos de idade, sendo duas de Maceió, uma de Arapiraca e outra de Paripueira.

O estado já soma 317.538 casos confirmados e 7.064 óbitos pela doença. Outros 2.564 casos estão em investigação, que são pessoas que fizeram o teste e estão aguardando o resultado.

4ª dose para 18 anos

Nesta quinta, a aplicação da 4ª dose na capital foi liberada para pessoas com 18 anos ou mais, que têm mais de quatro meses (120 dias) de intervalo da dose de reforço (3ª dose) e que tomaram o primeiro esquema vacinal com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Já para quem tomou a vacina da Janssen, além da dose única, podem receber mais três outras doses, a primeira dois meses após a dose D, a segunda após quatro meses do primeiro reforço e a terceira após quatro meses do segundo reforço. Profissionais de saúde a partir dos 18 anos também podem receber a dose única e mais três reforços, respeitando o intervalo entre elas.

Durante o final de semana, a Prefeitura realizará uma maratona de vacinação. Amanhã (30), acontece vacinação em algumas unidades de saúde, nos pontos dos shoppings e na Carajás. Já no domingo (31), a maratona acontece nos dois shoppings e na Carajás.

Monkeypox

O Ministério da Saúde confirmou a criação do comitê de emergência para combater a varíola dos macacos, também chamada de monkeypox. O Centro de Operação de Emergências (COE) entrará em vigor na sexta-feira para traçar plano de contingência contra a doença. Essa decisão vem em meio ao aumento exponencial de casos no Brasil.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, já havia antecipado a possibilidade de implementação do grupo. O trabalho deve ser coordenado por esse braço do ministério, que absorveu as atividades da sala de situação da doença — extinta em 13 de julho — e passou realizar a vigilância epidemiológica da varíola dos macacos.

O trabalho contará com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“O Ministério da Saúde vai ativar, nesta sexta-feira (29), o Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência do surto de varíola dos macacos no Brasil”, diz a nota.

O movimento da pasta ocorre num cenário de críticas a respeito da falta de estratégia e de gestão coordenada do Ministério da Saúde para enfrentar a monkeypox.

TRIBUNA HOJE

Foto: Secom/Maceió