O município de Água Branca, no sertão alagoano, nome que surgiu de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas, distante mais de 300 quilômetros de Maceió, local ideal para quem gosta de natureza e apaixonado pela história de antigos engenhos de açúcar e do cangaço, além de curtir o frio das noites em plena região árida e dos artesanatos em cipó, vai se transformar também, nos próximos dias 13 e 14, na cidade da culinária quilombola. E que por lá vai acontecer o primeiro Festival de Gastronomia Quilombola, promovido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Turismo e Desportos. O evento foi preparado para acontecer na mesma época do tradicional Festival de Inverno, que volta depois de 2 anos devido a pandemia, com o objetivo de possibilitar que os participantes desfrutem das delícias da culinária afro-brasileira.

Para o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vítor Pereira, o festival terá a participação de representantes de seis quilombos reconhecidos oficialmente no município. “O Sebrae elaborou o mapeamento desses quilombos e realizou visitas técnicas a cada um deles, realizando a orientação técnica referente à produção dos pratos e na formação dos preços´´.

“É um evento inédito, inovador e inclusivo, mantendo a tradição quilombola. O festival busca mostrar todo esse potencial para a população local e principalmente para os turistas que vêm participar do festival de inverno na cidade, que é um grande evento na região”, destacou Vitor Pereira.

Além da comida, os visitantes vão poder assistir as apresentações, como coco de roda e dança afro. A programação ocorrerá no horário das 17h às 22h, no centro da cidade.

Água Branca é o município alagoano com o maior número de comunidades reconhecidas como quilombolas, entre as quais aquelas de Queimadas, Lagoa das Pedras, Barro Preto, Serra das Viúvas, Cal e Povoado Moreira de Baixo, onde vivem cerca de 320 famílias.

TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom Prefeitura