A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, de 47 anos, venceu a disputa pela liderança do Partido Conservador e será a nova premiê do país ao substituir Boris Johnson.

A nova líder do partido herdará a maioria parlamentar e, portanto, se tornará primeira-ministra após procedimentos formais de transferência na terça-feira.

Em sua campanha, Truss prometeu reduzir impostos e o tamanho do Estado. Ela já ocupou diversos postos ministeriais nos governos de David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.

Nos últimos anos, ganhou destaque por fechar os primeiros acordos comerciais do Reino Unido pós-Brexit, com Austrália e Japão, quando era secretária de Comércio Internacional (2019-2021). Seus apoiadores a chamam de “nova Dama de Ferro”, em referência à ex-premiê conservadora Margaret Thatcher.

A nova premiê britânica afirmou nesta segunda-feira que apresentará um plano para reduzir impostos e impulsionar o crescimento econômico.

“Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e fazer nossa economia crescer”, disse Truss em discurso após o anúncio do resultado. “Vou responder à crise de energia, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com os problemas de longo prazo que temos no fornecimento de energia.”

POR: TNH-1/InfoMoney
FOTO: Liz Truss Liz Truss | Hannah Mckay