O secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Mundial no Catar, Hassan Al Thawadi, afirmou que os turistas homossexuais que forem para a Copa do Mundo serão bem-vindos ao país e declarou que a legislação vigente não será um problema.

“Assim como as edições anteriores do torneio, a Copa do Mundo do Catar será um torneio para todos. Todos serão bem-vindos ao Catar, independentemente de sua raça, origem, religião, gênero, orientação ou nacionalidade”, disse Al Thawadi

Vale lembrar que o Código Penal do país proíbe atividades homossexuais entre e homens e mulheres e a pena máxima pode chegar até a apedrejamento.

Entidades que lutam por direitos da população LGBTQIA+ esperavam que a Fifa pressionasse por uma reforma na lei do Catar, o que não ocorreu. No entanto, Hassan Al Thawadi reforçou a organização do Catar em outros eventos internacionais para assegurar que o tema não será um problema.“Já realizamos mais de 600 eventos desde que ganhamos os direitos de sediar a Copa. Repito: todos os fãs são bem-vindos para reservar acomodações e ficarem juntos.. A vida privada das pessoas não é nossa preocupação” reiterou Hassan.

Bebidas alcoólicas

Além disso, o secretário-geral também comentou sobre a venda de bebidas alcoólicas no país. Segundo Hassan, haverá venda de bebidas alcoólicas nos estádios, porém, também afirmou que as vendas não ocorrerão abertamente nas ruas e pediu respeito dos visitantes as tradições locais.

“Estamos no processo de finalizar nossa estratégia de álcool, que inclui estádios e festivais de entretenimento. Iremos comunicá-los uma vez finalizado. Já foi confirmado que o álcool será servido em áreas específicas dentro dos estádios”, afirmou Hassan Al Thawadi.

“Haverá álcool disponível para quem quiser, mas não haverá álcool disponível abertamente nas ruas, por exemplo. O que pedimos é que as pessoas, quando visitarem o Catar, respeitem a cultura e as tradições locais”. disse.

O torcedor só poderá ingerir bebida alcoólica entre 18h30 e 2h, com exceção da Fifa Fan Fest, que vai ocorrer em um parque da capital Doha chamado Al Bidda e vai permitir a venda de álcool a partir de um pouco mais cedo, mas com encerramento definido para 1h.

“Mais distante dos estádios, os fãs podem visitar o Fifa Fan Festival no Al Bidda Park, que transmitirá todas as partidas ao vivo e contará com palcos, lojas de alimentos e bebidas e atividades culturais. O Fifa Fan Festival será aberto em 19 de novembro e terá capacidade para receber até 40 mil visitantes. Bebidas alcoólicas também serão vendidas lá”, acrescentou.

GAZETA.WEB \ Metrópoles

Shaun Botterill/Getty Images