A Primavera no Hemisfério Sul começa nesta quinta-feira (22). Em Alagoas, o início da estação das flores será de bastante sol e altas temperaturas, diferente do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinicius Pinho.

“A primavera aqui é caracterizada pelo fim do nosso período chuvoso. Normalmente é um período bastante seco. Esse ano não deve ser muito diferente. Mesmo que o início da estação ainda tenha um pouquinho de chuva, a tendência do trimestre é de volumes baixos de chuva e temperaturas em elevação gradual”, disse Pinho.

De acordo com o meteorologista, também há uma mudança no regime de ventos. “Os ventos que, durante o período chuvoso, são predominantes de Sul e Sudeste, durante esse período, sopram de Leste e Nordeste. Esses ventos são ventos normalmente mais secos e quentes. Principalmente, a partir do final de outubro e novembro que esses ventos se intensificam ainda mais, trazendo aquele ar quente. O famoso vento Nordeste”, explicou.

A aposentada Afra Leão é apaixonada por flores e plantas e fica mais animada com a chegada da primavera.

“Desde criança, minha mãe sempre gostou de criar galinha e cultivar plantas e eu herdei essa paixão. Sou eu que faço tudo, eu mesma faço as mudas e águo todo dia. Eu adoro plantas, adoro natureza. Quando chega a pimavera, as plantas florescem ainda mais”, contou.

No quintal da aposentada, são mais de 45 espécies de plantas. Entre elas, pé de beijo, palmeira, comigo-ninguém-pode, pinhão roxo, arruda, rosa, alfinete de noiva, flor-da-fortuna, pé de antúrio, rosa menina, orquídea, cidreira, capim-santo, rosa-rubra, rosa amarela, rosa branca, onze-horas e muitas outras.

Afra Leão contou que o sonho dela era ter um sítio para plantar ainda mais.

“Queria bastante terra para plantar de tudo e criar até carneiro e cabra. Teve um tempo que eu plantei chuchu e tirava de bacia. Bredo mesmo tem tanto que na Semana Santa eu distribuo entre os vizinhos. Adoro plantar e criar animais”, afirmou.

Engenheiro explica cuidados com as plantas

O engenheiro agrônomo Rafael Borba explicou os cuidados que se deve ter com as plantas, sobretudo as que colocam flores.

“A maior parte delas gosta de clima frio. Inclusive, isso é um problema. Muitas delas são vendidas em supermercados, em exposição de feiras, e as pessoas compram e, quando chegam em casa, acabam morrendo com pouco tempo. Quem comprar deve buscar informações, porque nem todas as espécies são favoráveis para o clima do Nordeste”, disse.

Borba ressaltou que muitas precisam de um clima ameno para florescer. “Aqui, existem muitas que se dão bem, como as rosas do deserto, que se adapta com a região, por exemplo. É uma planta que fica alguns dias sem água e a procura por ela é bem grande. Já a orquídea é uma planta que exige um cuidado maior, ter um local iluminado, ela não gosta de terra, precisa ser plantada em fibra de coco ou outras. Muita gente utiliza dentro de casa, e isso não é o ideal”.

Já em relação ao girassol, o engenheiro agrônomo disse que é uma planta de ciclo de vida curto. “Depois que ela floresce, produz a semente e morre. Ou seja, as pessoas devem se atentar a isso. Nem todas as flores são viáveis para ter em casa. Existem, mas elas precisam de iluminação, adubo, e uma certa quantidade de água. São vários cuidados que se deve ter. Por isso, ressalto a busca pela informação de cada espécie para a planta não morrer”.

Por Luciana Beder com Tribuna Independente