O bom desempenho do Flamengo de Dorival Jr. tem rendido frutos individuais para o treinador de 60 anos. Em evento na sede da CBF na última quinta-feira, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, afirmou que o técnico do rubro-negro está no radar para assumir a seleção brasileira após a Copa do Mundo. Como se sabe, Tite não permanecerá no cargo após a competição.

A revelação de Ednaldo Rodrigues veio após o dirigente ser questionado se o próximo técnico do Brasil seria Dorival, Fernando Diniz, do Fluminense, ou Abel Ferreira, do Palmeiras.

— O futebol brasileiro tem um manancial extenso de grandes treinadores. Seria injusto citar só esses três (Dorival, Diniz e Abel Ferreira). Não quero esquecer nenhum. Ratifico os nomes que você coloca. Mas teria que citar outros 10 nomes — falou Ednaldo.
Bastidores

Recentemente, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e o ex-atacante Fred estiveram na CBF e rasgaram elogios a Diniz em conversas com o presidente Ednaldo Rodrigues. O mandatário trata a sucessão de Tite como assunto proibido, mas as medidas progressistas e de abertura da entidade indicam uma seleção, a partir de 2023, sob um outro tipo de direção. E o novo treinador terá que se adequar a esta filosofia, que visa uma maior proximidade da população.

Assim, o trabalho dentro das quatro linhas não será o único ponto levado em conta. Embora faça boa campanha com o Fluminense no Brasileiro e na Copa do Brasil, Diniz não tem conquistas relevantes e é considerado ainda “verde”, o que traz desconfiança. Sem falar na dificuldade de armar sistemas defensivos. Nomes outrora com mais força, Cuca e Renato Gaúcho são considerados hoje incompatíveis com os ideais propagados pela direção da CBF. Tanto pelos métodos como por questões extracampo, ainda que tenham bom currículo. Renato chegou a ser apontado como favorito na gestão do presidente Rogério Caboclo, que foi afastado por denúncia de assédio sexual. Cuca, por sua vez, tem histórico dificuldades de relacionamento com jogadores. Dorival tem pecado por não fazer trabalhos longos.

Se entre brasileiros não há nomes sem ressalvas, a CBF acompanha a onda de portugueses invadir o Brasil nos últimos anos e vê no trabalho de Abel Ferreira o ciclo mais vitorioso com o Palmeiras. O treinador, que tem contrato até 2024, tem o perfil mais voltado para o seu grupo de atletas e o o jeito combativo com a imprensa dialogaria pouco com o que se almeja para o futuro técnico do Brasil. Por outro lado, é um profissional com convicções fortes, focado nos seus objetivos, sem deixar que nada o distraia. Realizado como está, nenhum projeto ou especulação vai mexer com Abel, afirmam pessoas próximas, sem considerar tal possibilidade em caso de futuro convite.

POR: Extra Online
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo