O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, disse ter plena confiança nas forças de segurança, e que, apesar do clima quente nesta reta final de campanha, a atuação das instituições policiais deve garantir a tranquilidade do segundo turno das eleições no próximo domingo (30).

Durante reunião, ocorrida na tarde dessa terça-feira (25), com a participação de representantes de todas as forças policiais que atuarão no pleito, Praxedes agradeceu o empenho das polícias no primeiro turno e pediu empenho para o segundo.

O encontro foi convocado pela Justiça Eleitoral para discutir a segurança do processo e para saber se o plano a ser colocado em prática ao longo do fim de semana é suficiente para manter a integridade física de todos os envolvidos na eleição.

“Primeiro, gostaria de agradecer o empenho e as ações integradas de todas as forças policiais que garantiram a tranquilidade e a segurança, para que o primeiro turno ocorresse da forma mais plena possível. Depois, solicitar o apoio de todos, mais uma vez, para que todos os trabalhos permaneçam firmes para repetirmos o sucesso no próximo domingo”, destacou o presidente do TRE/AL.

Praxedes falou sobre as preocupações do órgão para o próximo final de semana. De acordo com ele, o clima de polarização aumentou bastante em Alagoas e é preciso que ações integradas que visam ao combate efetivo aos crimes e ilícitos eleitorais se intensifiquem nesta reta final da eleição.

“Tenho plena confiança nas instituições policiais alagoanas e estou certo que a paz e tranquilidade reinarão em todos os 102 municípios, sempre objetivando o livre exercício da democracia plena por parte dos eleitores e a segurança de todos que colaboram com a Justiça Eleitoral”, pontuou o desembargador.
Relacionadas:
2º turno
Coligação de Cunha pede presença de tropas federais em Alagoas

A reunião contou com a presença do corregedor regional do Tribunal, desembargador Alcides Gusmão da Silva, e do procurador regional eleitoral, Antônio Henrique de Amorim Cadete.

Participaram da reunião representantes da Polícia Federal (PF), da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O juiz auxiliar da Presidência, Hélio Pinheiro, e o diretor-geral do TRE, Maurício Omena, também prestigiaram o encontro.

Forças Armadas

Apesar disso, o Pleno do Tribunal vai deliberar, em sessão nesta quarta-feira (26), sobre o pedido de envio das Forças Armadas para atuar nos 102 municípios alagoanos, feito pela coligação Alagoas Merece Mais, encabeçada pelo candidato ao governo Rodrigo Cunha (União Brasil).

Em coletiva, no começo da semana, o senador e aliados citaram a confusão que gerou quebra-quebra no comitê de campanha da chapa e o acirramento do período para justificar a solicitação.

Sobre isso, a assessoria de comunicação do TRE/AL explicou que os juízes eleitorais e o governo do Estado tinham prazo até essa terça-feira para opinar sobre o requerimento.

Caberá ao plenário da Corte a decisão local para deferir ou não o pedido, que ainda será analisado pela instância maior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

GAZETAWEB.COM \ Thiago Gomes

FOTO: Divulgação/TRE