Está prevista para esta quinta-feira (17) a primeira reunião oficial de transição no governo de São Paulo. Conforme apurou a CNN, esse será o primeiro encontro entre as equipes do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio começou na quarta-feira (16) a realizar reuniões internas para tratar sobre a transição do governo.

Guilherme Afif Domingos, que atuava como assessor especial do ministro Paulo Guedes, deixou o cargo para assumir a coordenação do plano de governo e da campanha de Tarcísio. Agora, ele irá coordenar a transição pelo lado do novo governador.

Rodrigo Garcia estava em Nova York e retornou para a capital paulista nesta quinta-feira (17). A equipe do atual governador será coordenada por Marcos Penido, responsável pela Secretaria de Governo. O secretário atuava na pasta de Meio Ambiente da gestão estadual paulista até a posse de Rodrigo Garcia. Penido, agora, foi nomeado para a Secretaria de Governo.

Deputados bolsonaristas no governo de São Paulo

Segundo apuração da analista da CNN Basília Rodrigues, quatro parlamentares deixarão a Câmara dos Deputados para integrar o governo de Tarcísio de Freitas a partir de 2023.

De acordo com relatos à CNN, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) é cotada para assumir a pasta de Portos em São Paulo. Já o deputado federal Capitão Derrite (PL-SP) iria para a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, enquanto o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) assumiria a mesma área no estado. Mário Frias (PL-SP), que atuou como secretário de Cultura no governo federal, iria para o comando da mesma área.

Caso Salles seja nomeado para o cargo, será a segunda vez do ex-ministro na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. Em 2016, ele assumiu a gestão durante o governo de Geraldo Alckmin (então PSDB).

CNN Brasil \ GAZETAWEB

FOTO: Reuters