A Câmara Municipal de Maceió retomou todas suas atividades políticas, em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (7) com a presidência do vereador Galba Netto (MDB).

Na chegada ao plenário ele disse ter uma expectativa positiva para o retorno das atividades, em especial por conta do ritmo de trabalho do primeiro biênio. Galba também revelou que o Executivo pode encaminhar este ano o projeto do Plano Diretor que está defasado desde a gestão anterior.

“Retornamos oficialmente nossos trabalhos e passaremos a demandar todas as situações que envolvem a cidade e muitos projetos importantes para serem discutidos este ano. Temos expectativa ainda no primeiro semestre de recebermos o plano diretor da nossa cidade. Agente sabe que Maceió está despontando como um dos grandes destinos mais procurados do Brasil. Um dos mais procurados do mundo”, disse o presidente.

Entretanto, conforme lembrou, para que a cidade possa ter essa referência o turista que vem a capital precisa levar uma boa imagem.

“E isso parte de um bom planejamento para a cidade que vai ser discutido no Plano Diretor. Ele é uma peça fundamental para a cidade e o maceioense” completou Galba.

O gestor do parlamento também lembrou que para este ano tem como prioridade a elaboração do edital para a realização do concurso público da casa, a partir da demanda com a aposentadoria de servidores efetivos conforme foi discutido com o Ministério Público.

“Essa é uma das grandes pautas administrativas da nossa casa. Nós iremos conseguir dar essa oxigenada. Essa é uma das grandes prioridades para o ano. A comissão está sendo formada e estamos mantendo contato constante com o Ministério Público que também será um grande parceiro na avaliação desse processo. Inclusive fizemos o convite oficial para que o MP possa integrar essa comissão e estamos finalizando algumas situações de aposentadoria e das áreas que irão existir vagas e podermos lançar o edital”, detalhou o presidente.

Sessão

O poder executivo foi representado pelos secretários Municipal de Governo, Júnior Leão, de Economia, João Felipe e de Gestão, Ivan Carvalho.

“A boa relação do poder Legislativo e o Executivo é muito importante e nós precisamos sempre estar em permanente diálogo para trabalharmos em benefício da cidade”, destacou Júnior Leão.

Para o 1° secretário da casa, vereador Marcelo Palmeira (PSC) a casa retorna as atividades para continuar contribuindo de forma democrática com melhorias para a cidade, por meio dos debates e proposições.

“Esperem de mim o respeito de sempre estar com o regimento da casa, junto com a mesa dando andamento dos trabalhos para que ganhe a cidade de Maceió. Porque quando temos um legislativo forte , fiscalizador, um executivo com obras na cidade e que respeita o servidor público, quem ganha é a cidade”, enfatizou Palmeira.

O retorno das atividades também marcou a volta, pela segunda vez na atual legislatura do vereador Cléber Costa (PL). Em seu primeiro pronunciamento voltou a falar sobre a necessidade da cidade possuir uma unidade de referência para tratamentos de alta complexidade na parte alta.

Por isso defendeu que estruturas ociosas do Hospital Metropolitano e do Coração, pertencentes ao Governo do Estado possam ser compartilhadas com o município.

Articulação

Segundo o líder do governo, vereador Siderlane Mendonça (PL) acredita que o “alinhamento” com o Executivo deve ser ampliado, não só porque no momento o presidente da casa também é o vice-prefeito, mas pelo canal de diálogo já estabelecido pela Secretaria Municipal de Governo.

Sobre a cultura ele destacou também que a gestão do prefeito JHC tem tido a sensibilidade de desenvolver a “economia criativa”. Siderlane elogiou a atuação do presidente da Fundação Cultural Cidade de Maceió, João Hugo Lyra.

“Os festejos de carnaval ajudam a economia criativa e também aos pequenos comerciantes. Também teremos carnaval nos bairros. Quero agradecer ao presidente da FMAC e o prefeito JHC por estarem transformando a cidade num grande polo turístico”, enfatizou Siderlane.

TRIBUNA HOJE \ Por Dicom CMM

Foto: Dicom CMM