Em pouco menos de 30 dias, a Prefeitura de Maceió já levou cerca de 270 toneladas de asfalto para os serviços da Operação Tapa-Buraco em diversas comunidades da capital. Além disso, as grotas da Alegria, Piabas, do Rafael e do Aterro também receberam ações de manutenção dos seus sistemas de galerias, em continuidade às ações do Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil.

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estiveram nos locais durante todo o mês de fevereiro, realizando os serviços de manutenção de vias e do sistema de drenagem. Além disso, ainda estão sendo feitas inspeções em todas as localidades, com o objetivo de mapear as necessidades mais urgentes dos moradores, para a implantação de obras que requerem a elaboração de projetos técnicos.

A grota das Piabas, no Jacintinho, foi a responsável por receber o maior volume de asfalto para os serviços de manutenção de vias, com 99 toneladas despejadas para recuperar as ruas do local e garantir maior segurança a quem trafega na região.

Entre os serviços de manutenção executados nas grotas, ao longo do último mês, estão assentamento de meio-fio, execução e limpeza de linha d´água, limpeza dos dispositivos de drenagem, entre outros.

Apenas na grota da Alegria, no Benedito Bentes, entre os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, 14 unidades de dispositivo de drenagem receberam serviços de limpeza para garantir uma melhor fluidez do fluxo de águas pluviais para prevenir os alagamentos no local.

O Brota na Grota conta com a participação de 12 secretarias municipais, que em um trabalho conjunto de desenvolvimento humano, atuam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores de comunidades de Maceió.

A Seminfra seguirá trabalhando ao longo das próximas semanas nas mais de 100 grotas da capital, para a efetivação de melhorias estruturais de acesso, escadarias, canteiros, rampas, drenagem, pavimentação e também proteção de encostas.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Seminfra

(Imagem: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra)