Pode parecer mentira para a torcida do ASA, mas não é. Neste sábado, 1º de abril, considerado o dia da mentira, o CRB venceu o Alvinegro, por 2 a 0, na partida de ida da grande final do Campeonato Alagoano 2023. O confronto foi disputado na casa do Alvinegro, o Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Agora, no duelo da volta, marcado para o dia 8 deste mês (um sábado também), o CRB jogará com vantagem: pode perder por até um gol de diferença (1×0, 2×1, 3×2), que ficará com o troféu de campeão. O ASA só será campeão em caso de vitória por três ou mais gols de diferença. Se vencer por dois gols de diferença, a decisão irá para as cobranças de pênaltis.

Os gols do Galo foram marcados por Fábio Alemão, no primeiro tempo, e por Mike, na segunda etapa. Clique aqui para ver o Tempo Real

A grande decisão do Campeonato Alagoano, no dia 8, está marcada para as 16 horas, desta vez com mando de campo regatiano, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

1º Tempo

O jogo começou com o ASA sendo o dono da bola, mais incisivo nas jogadas, tentando marcar o CRB na saída de campo do Galo. Enquanto o CRB só aguardava na forte marcação. Era um início bastante movimentado. E o Alvinegro chegou pela primeira vez, aos 3 minutos, quando Wendel venceu a marcação e cruzou, mas Gum tirou de cabeça.

Aos 9 minutos, de novo o ASA. Anderson Feijão desceu pela esquerda, trouxe para dentro e mandou a pelota na área regatiana, mas Romão interceptou antes que a bola chegasse em Vitinho. Aos 10min, Wendel avançou na esquerda e mandou direto para o gol, mas o goleiro do CRB segurou bem, livrando o perigo.

O CRB respondeu aos 11′: Anselmo Ramon mandou a bola de fora da área, direto no gol, mas o goleiro Renan Rinaldi estava ligado e ficou com a bola, sem sustos. O jogo continuava bom, corrido, chegando aos 15 minutos, com o ASA tendo mais iniciativa. Aos 16min, de novo o Alvinegro. Didira foi em velocidade pelo meio, arriscou de fora da área, a bola desviou em Fábio Alemão e se perdeu pela linha de fundo, em escanteio.

Na cobrança, aos 17min, Feijão bateu fechado, na primeira trave, e Gum cortou. Aos 18min, quando a bola foi resvalada no braço de Fidelis, próximo da ponta esquerda da área, o árbitro marcou a falta. Juninho Valoura cobrou com veneno, mandando na área do ASA, e Renan Rinaldi tirou de soco.

A partida chegava aos 20 minutos em seu 1º tempo e não havia surgido nenhuma chance de perigo. O ASA ainda chegava ao ataque, mas não conseguia finalizar. E o CRB ainda não tinha assustado. Aos 28 minutos, Cristian Lucca errou na hora de cortar a bola e deixou Renato livre na ponta. O atacante regatiano cruzou bem, mas Fábio Aguiar tirou de cabeça, antes que a bola chegasse em Anselmo Ramon.

O Galo teve uma grande chance. Mike recebeu no bico da grande área, bateu por cobertura e Renan Rinaldi deu um tapinha para escanteio, salvando o Alvinegro de levar o gol. Mas, na cobrança do escanteio, aos 33min, Juninho Valoura mandou aberto, Fábio Alemão, livre de marcação, só fez testar e a bola morreu no fundo da rede: 1 a 0 para o CRB no Coaracy.

O ASA teve uma boa chance aos 38 minutos. O cruzamento de Feijão saiu perigoso, a bola foi cortada e Didira ficou com o rebote, mas chutou muito no canto e a pelota foi para fora. Aos 39′, outra boa chance do ASA foi desperdiçada. Lázaro cruzou de forma despretensiosa, Everton acreditou e chutou de lado, obrigando o goleiro Diogo Silva a fazer uma defesaça.

O jogo chegava aos 40 minutos e o CRB trocava passes, valorizando a posse de bola. Já o ASA tinha um certo desespero para buscar o empate ainda no 1º tempo. Aos 43′, após cruzamento de Feijão, na medida, Cris desviou e Fidelis simplesmente não chutou, deixando a bola ir pela linha de fundo. Um vacilo do jogador do ASA.

O Galo quase fez o segundo aos 44 minutos. Anselmo Ramon fez uma boa jogada, a bola sobrou e Renato ficou cara a cara com Renan Rinaldi. O atacante do CRB tentou um toque por cobertura e o goleiro alvinegro salvou o time de sofrer o segundo. E, aos 46 minutos, com um de acréscimo dado pelo árbitro, a etapa inicial foi encerrada.

2º Tempo

O ASA começou assustando. Aos 4 minutos, Vitinho roubou a bola no meio e fez uma linda jogada. Lúcio Maranhão recebeu dentro da área do CRB e fuzilou de perna direita. A bola tinha endereço certo, mas o goleiro Diogo Silva fez uma grande defesa, mandando para escanteio. Feijão cobrou, mas Guilherme Romão cortou.

Não demorou para o CRB fazer o segundo. Foi aos 10 minutos. Juninho Valoura cobrou a falta, mandando na área e Mike testou com força. O goleiro Renan Rinaldi tocou na bola, mas ela foi morrer no fundo da rede: 2 a 0 para o Galo. E silêncio total por parte do torcedor alvinegro, no Coaracy da Mata Fonseca.

Aos 14 minutos, o ASA assustou. Anderson Feijão mandou a bola com muito perigo e ela passou raspando a trave direita de Diogo Silva. Teve torcedor do ASA que até gritou gol, mas o fato é que a chance de diminuir o placar foi desperdiçada pelo Alvinegro.

Passando dos 15 minutos, os times começaram a fazer substituições. Primeiro foi o CRB, em seguida o Alvinegro. As mudanças do ASA, no entanto, não agradaram à torcida alvinegra, que vaiou o treinador Sidney Moraes. Aos 19 minutos, de novo o ASA assustou. Lázaro cruzou, Didira ajeitou bonito, Everton Heleno dominou e bateu de perna esquerda, vendo a bola sair tirando tinta da trave esquerda do Galo.

O duelo passava dos 20 minutos e o CRB era muito mais cauteloso, pois a vantagem era mais do que suficiente fora de casa. Enquanto o ASA estava no desespero. Aos 27 minutos, um vacilo do ASA, mais uma vez! João Paulo dominou a bola, ganhou fácil de Cris Lucca e chutou, só que foi muito fraco e a chance de fazer o terceiro gol do Galo foi desperdiçada.

Aos 30 minutos, o ASA tentou. Chuck passou rapidamente por Gum, foi até a linha de fundo e cruzou com perigo, mas Fábio Alemão afastou o perigo antes da finalização de Lúcio Maranhão. O Alvinegro tentava, mas não conseguia. Aos 33′, Vitinho rolou para o meio da área, Chuck bateu fraco e Diogo Silva defendeu de forma parcial. Na sequência, o goleiro regatiano afastou com o pé.

O jogo passava dos 35 minutos e o ASA estava praticamente desmotivado dentro de campo. A equipe não se encontrava e o CRB estava muito mais tranquilo, claro, pelo belo resultado obtido. E mais mudanças foram promovidas no Galo pelo técnico Umberto Louzer.

Aos 40 minutos, em tentativa regatiana, Anselmo Ramon tentou a inversão, João Paulo escorou de cabeça, mas a bola ficou nas mãos de Renan Rinaldi. Chegando aos 45 minutos, o árbitro decretou 5 minutos de acréscimos. Aos 47′, um dos poucos que ainda tentavam no ASA, Feijão arriscou de muito longe e a bola saiu com perigo.

No finalzinho, aos 48 minutos, o Galo teve um jogador expulso: Gabriel Conceição, por agredir Cris Lucca, jogador do ASA, depois de sofrer uma falta. E, aos 51 minutos, a primeira partida da decisão foi encerrada, com a boa vantagem regatiana: 2 a 0.

Ficha Técnica

ASA – Renan Rinaldi; Lázaro (Michel Thiago), Cris Lucca, Fábio Aguiar e Wendel; Fidelis, Everton Heleno (Joãozinho) e Didira (Chuck); Anderson Feijão, Vitinho e Lúcio Maranhão. Técnico: Sidney Moraes.

CRB – Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Gum, Fábio Alemão e Guilherme Romão; Auremir, Juninho Valoura (Lucas Falcão) e João Paulo (Rafael Longuine); Mike (Hereda), Renato (Copete) e Anselmo Ramon (Gabriel Conceição). Técnico: Umberto Louzer.

Árbitro – Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ).

Assistentes – Rodrigo Figueiredo Correa (Fifa-RJ) e Fernanda Nandrea Antunes (Fifa-MG).

Quarto árbitro – Andreza Helena de Siqueira (Fifa-MG).

Árbitro de vídeo (VAR) – Daniel Nobre Bins (Fifa-RS).

Assistente do VAR – Vinícius Gomes do Amaral (CBF-MG).

POR: Fernanda Medeiros/GAZETAWEB
FOTO: Ailton Cruz