A proposta apresentada por um vereador por Maceió para a mudança do nome do bairro de Cruz das Almas para “Oceano”, em homenagem ao cantor alagoano Djavan, compositor e intérprete da música, gerou uma série de debates e polêmicas nessa quinta-feira, 30, antes mesmo de o projeto ter sido protocolado na Câmara Municipal de Maceió. Diante das discussões, o TNH1 quis saber a opinião da população sobre a possível nova denominação do tradicional bairro. A resposta foi rápida e, em menos de 24 horas, mais de 90% dos internautas foram contra a ideia.

Ao todo, foram 4.708 respostas, no período em que a enquete esteve no ar, e 92,7% (4.364 votos) do público foi contra a proposta do vereador Chico Filho, apresentada na última sessão ordinária da Casa na manhã dessa quinta. Já 7,3% (344 votos) dos internautas concordaram com o parlamentar e foram a favor da alteração do nome do bairro para homenagear o mestre da Música Popular Brasileira (MPB).

Durante entrevista coletiva à imprensa, na tarde dessa quinta, para apresentar a nova turnê mundial, que tem início nesta sexta-feira, 31, com um show no Estacionamento do Jaraguá, Djavan comentou sobre a polêmica e se mostrou contra a ideia. “Cruz das Almas… Eu vejo uma coisa poética nesse nome. Mudar para Oceano? Não, deixa ‘Oceano’ como música e Cruz das Almas como bairro. Eu acho mais legal”, disse o cantor natural de Maceió.

Vereador retira proposta após repercussão – Na manhã desta sexta, Chico Filho divulgou um comunicado para informar que a proposta vai ser retirada, e não vai seguir adiante para discussão na Câmara. Ele explicou que a pauta foi levantada devido a um debate, que segundo ele, existe entre os moradores e empresários de Cruz das Almas.

“O vereador Chico Filho informou através de sua assessoria que irá retirar a proposta atendendo ao pedido do próprio Djavan. O vereador ressalta que a alteração é um debate que existe entre moradores do bairro, e também entre empresários que encontram resistência especialmente entre turistas quanto ao nome Cruz das Almas. Por fim, Chico Filho destaca que na vida pública é importante ter opinião e diálogo, ouvindo sempre todos os lados”.

TNH1.COM

FOTO: Arquivo/Marco Antônio/Secom Maceió