Evento realizado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) acontece nos dias 11,12 e 13 de abril com a participação de representantes nacionais do mercado de óleo, gás e energias

O mercado onshore no Brasil tem se mostrado crucial para o desenvolvimento econômico do país, contribuindo para a geração de renda e empregos. Com a tendência de crescimento desse setor, as empresas planejam investir cerca de R$ 40 bilhões em projetos que visam maximizar a produção, recuperação e ampliação da vida útil dos campos terrestres até 2029.

Para discutir a integração energética, lei do gás, inovação, estocagem subterrânea e investimentos em infraestrutura no setor onshore, será realizado o Onshore Week 2023 nos dias 11, 12 e 13 de abril em Maceió, Alagoas. O evento, que será realizado no Jatiúca Hotel & Resort, e organizado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo, contará com a participação de 400 pessoas diariamente.

Segundo representantes institucionais de operadoras com atividades no país, a produção Onshore representa 6% da produção nacional de petróleo e gás, o que equivale a 150 boe por dia. Esse número impressionante foi alcançado em um período em que a produção offshore também cresceu. De 2016 a 2022, a produção terrestre experimentou um aumento de 30%, confirmando seu grande potencial.

Para Karine Fragoso, presidente da Onip, além de discutir a produção de petróleo e gás, o Onshore Week 2023 terá como foco a monetização dessa produção e os diversos caminhos para flexibilização de oportunidades de consumo, como energia e matéria-prima para produtos mais limpos e alinhados à demanda global por descarbonização.

“Esse evento será especial, pelo momento único do setor, com o fortalecimento dos agentes, a consolidação dos investimentos e a expansão de toda uma cadeia de empresas que está contratando e sendo decisiva para ativar a economia do país”, Durante o evento em Alagoas, Estado que tem se destacado por ter 81% do seu uso energético por meio de recursos renováveis, vamos compartilhar perspectivas quanto ao papel do Onshore na transição para uma economia de baixo carbono, trazer experiências internacionais para aprimorar o mercado, estimular a qualificação profissional por meio do desenvolvimento de novas competências e habilidades para o setor, entre outros objetivos”, destacou.

O Onshore Week 2023 conta com o apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Associação Brasileira das Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABPIP), Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Eneva, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local, Prefeitura de Pilar e governo do Estado de Alagoas. O evento conta com o patrocínio master da ORIGEM e patrocínios da Algás, Petroreconcavo, 3R Petroleum, Seacrest, Vallourec e Perbras.

De acordo com o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho, Alagoas apresenta um grande potencial para se tornar um hub de distribuição de gás para todo o Nordeste brasileiro.

“Alagoas é o maior parque da Origem Energia e o ponto de partida para a criação desse hub, que tem como objetivo transformar a Origem no maior armazenador de gás natural do país. Atualmente, produzimos 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia e pretendemos dobrar esse volume nos próximos anos, aumentando também nosso contingente de funcionários para acompanhar a produção. Portanto, participar da Onshore Week em Maceió e mostrar o que já fizemos neste curto período de tempo – um ano de Polo Alagoas e seis anos de empresa – e o que está por vir é motivo de orgulho para a Origem Energia”, afirmou Coutinho. Ele ainda agradeceu à ONIP e a todos os parceiros que acompanham a empresa nessa jornada.

Com mais de 40 palestras e uma Rodada de Negócios, o Fórum abordará diversos temas relevantes, como infraestrutura, investimentos, produção de óleo e gás, e transição energética. O Governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o CEO da Siemens Energy, André Clark, estarão presentes no evento. A Roda de Debates contará com a participação de Luiz Felipe Coutinho, CEO da ORIGEM, e Marcelo Magalhães, CEO da Petrorecôncavo.

SERVIÇO:

1º dia – Contextualização do Onshore
Produção, perspectivas do encadeamento produtivo e integração Onshore -offshore

2º dia – Transição energética e gás
A partir do Onshore, gás como combustível de desenvolvimento econômico, gás flexível e inflexível, estocagem subterrânea

3º dia – Investimento em infraestrutura, segurança regulatória e energia para reindustrialização

Local: Jatiúca Hotel&Resort – Av. Álvaro Otacílio 5500, Maceió
Credenciamento: 8h30 às 9h.

TNH1.COM

FOTO: Divulgação