O litoral Sul de Alagoas é repleto de belas praias. Mas na preferência dos alagoanos e dos turistas, duas aparecem em primeiro lugar. Uma reúne o maior número de empreendimentos hoteleiros da região e também de bares e restaurantes, que é a praia do Francês. A outra, para o day use, a do Gunga, em Roteiro, continua sendo a mais vendida por agências de viagem no bate e volta da capital.

A chegada da quadra chuvosa em Alagoas marca o fim da alta temporada, por isso, a Tribuna Independente listou as praias do Litoral Sul mais procuradas nos últimos três meses.

Começando pela Praia do Francês e Gunga, que tem em comum os títulos de já terem sido consideradas as mais bonitas do Brasil e estão sempre entre as mais votadas pela beleza.

Outras duas, Duas Barras, em Jequiá da Praia, sobretudo, pela presença do complexo Dunas de Marapé e Pontal do Coruripe, estão no roteiro há muitos anos. Se junta ao quinteto das mais procuradas, uma praia deserta, Jacarecica do Sul, que com suas altas falésias coloridas entrou definitivamente no roteiro das agências de turismo receptivo.

A do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, voltou a ocupar seu status de praia top e continua sendo um dos mais belos cartões postais do Brasil.

É uma praia que agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com águas cristalinas que esbanjam calmaria e sossego e do outro, uma parte mais badalada com ondas radicais para a prática do surf e outros esportes, além de muita animação.

Entra ano e sai ano, entra verão e sai verão, a praia do Gunga, no município de Roteiro, com acesso pela AL 101 Sul, ao lado do Mirante do Gunga e acessível via mar e pelo rio São Miguel, partindo do cais de Barra de São Miguel, continua sendo a praia uma das mais bem avaliadas de Alagoas.

Na verdade, desde os anos 90 é que a praia é considerada umas das mais bonitas do Brasil. Cercada por milhares de coqueirais, possui de um lado o mar calmo, muito azul, e na outra extremidade a lagoa do Roteiro.

POR: Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente
Foto: Divulgação