Muitos alunos estão com medo de ir às aulas devido aos ataques recentes no País e aos boatos de supostos novos eventos neste dia 20, mesmo dia e mês do atentado em Columbine, nos Estados Unidos, que ocorreu em 1999 e deixou 15 pessoas mortas. Em escolas de Maceió, a sugestão foi que, nesta quinta-feira, cada criança leve uma flor, um bombom, um cartão, um abraço para ser distribuído entre professores, colegas, coordenação, direção, toda a equipe de limpeza e demais integrantes das unidades de ensino.

O movimento ‘Dia pela Paz’ é uma corrente para promover a cultura de paz no ambiente escolar. O Colégio Madalena Sofia fez um convite nas redes sociais. Em um vídeo postado no Instagram, pediu para os alunos levarem flores, chocolates e/ou abraços para uma pessoa especial da escola. “A escola é e sempre será um lugar de encontro, de acolhimento, de aprendizagem, de afetividade, de amizade, de harmonia e de paz. Vamos celebrar tudo isso com gestos de amor, fazendo o bem. Faça parte dessa corrente!”, escreveu.

“Que tal partir da gente, como pais, um dia de compaixão, amor e gratidão nas escolas? E que tal o dia 20 de abril? Cada criança leva uma flor, um bombom, um cartão, um abraço para ser distribuído entre professores, colegas, coordenação, direção, toda a equipe de limpeza”, compartilhou a creche infantil Nascente do Saber nas redes sociais.

Já no Colégio Maria Montessori, os alunos foram recepcionados, nesta quinta, pela equipe de Espiritualidade e Socioemocional, com música e palavras de acolhimento.

“Durante o dia, tanto no turno matutino como vespertino, a equipe visitará as salas e passará mensagens de paz, além de promover a tranquilidade e segurança escolar também nos momentos de intervalo. Nessa quarta (19), inclusive, as turmas receberam a equipe do Proerd, da Polícia Militar, que falou sobre a segurança das escolas e treinamentos de prevenção. A escola ressalta, por fim, que o movimento pela paz faz parte do nosso histórico. Em todos os anos, o Colégio realiza passeatas pela paz e introduz o tema em eventos, como Jogos Internos e encontros de Espiritualidade. O Colégio Maria Montessori lembra que a nossa educação é baseada no amor, paz e fé de um mundo melhor para nossas crianças e adolescentes, mantendo a aliança com as famílias”, informou em nota enviada à reportagem.

O Colégio Santíssimo Senhor também realiza ação nesta quinta. “Nesses últimos dias, mudamos a logo dos nossos perfis nas redes sociais, com um símbolo da paz. Como também mudamos o toque da escola, com uma música de paz, para quebrar o ciclo de pânico. Além disso, espalhamos frases de acolhimento. Já nesta quinta, vamos ter uma entrada diferente, com faixas e balões. A ideia é de que o medo não seja alimentado. Mas, claro, que estamos atentos a tudo. Porém, precisamos ecoar a tranquilidade”, disse Ana Paula, psicóloga da unidade de ensino.

“Nos últimos dias, nós fomos invadidos por notícias que deixaram muitos pais, escolas e alunos assustados. Então, a primeira ação do Santíssimo foi tentar fazer um acolhimento desses pais em tudo o que eles escutavam e sentiam. Na escola, inclusive, já existe um trabalho socioemocional. Mas, com a demanda dos últimos dias, isso se acentuou muito. A postura da escola, no entanto, foi ouvir e responder, clareando todos os pais. Garantido, claro, as seguranças”, acrescentou.

Nos últimos dias, diversas escolas do Estado estão desenvolvendo ações voltadas a uma cultura de paz, que promovam a solidariedade e a convivência saudável entre os alunos, por meio de rodas de conversa, assembleias, prática de esportes coletivos, atividades culturais e trabalhos manuais como a produção de origamis.

Nas últimas semanas, também têm ocorrido no ambiente escolar palestras sobre temas como o uso das redes sociais por crianças e adolescentes, bullying e cyberbullying e saúde mental.

GAZETAWEB \ Greyce Bernardino

FOTO: Assessoria