Em 2022, o técnico de enfermagem foi a segunda profissão que mais registrou acidentes de trabalho em Alagoas, de acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ficando atrás apenas do trabalhador da cana-de-açúcar. Foram registrados 3.395 acidentes de trabalho no estado, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Além disso, estima-se que 672 acidentes tenham sido subnotificados. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) destaca a importância da preservação do profissional de enfermagem e acredita que os acidentes envolvendo a profissão podem ser causados por causa do subdimensionamento nos serviços de saúde. O subdimensionamento é quando há uma falta de profissionais para atender a demanda do serviço de saúde, o que pode levar a uma sobrecarga de trabalho e, consequentemente, aumentar os riscos de acidentes e adoecimentos.

O presidente do Coren-AL, Renné Costa, explica que lutar pelo dimensionamento adequado é uma bandeira constante do sistema Cofen/Corens. O Conselho oferece constantemente cursos e capacitações para minimizar riscos. Renné Costa reforça que as instituições de saúde podem solicitar apoio ao Coren-AL para oferecer treinamento às suas equipes, disponibilizando o auditório e um profissional capacitado e especializado no assunto solicitado.

Diante desses números alarmantes, é fundamental adotar medidas para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho e reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma dessas medidas é o cumprimento da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas, que agora também deve combater o assédio no trabalho, conforme a Lei 14.457/22.

Abril Verde – O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ele foi criado em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é celebrado em 28 de abril. O objetivo final do Abril Verde é reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para todos os trabalhadores.

TNH1.COM

Foto: Arquivo Agência Brasil / Rovena Rosa