A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso hidrometeorológico, na manhã desta terça-feira (23), para informar que o Rio Jacuípe atingiu a cota de atenção e deve transbordar nas próximas horas.

O alerta revela que o nível do rio ultrapassou, exatamente à 0h45 desta terça, a cota de atenção, que é de 480 cm, no município de Jacuípe.

“A tendência é de elevação gradual de sua cota, podendo atingir a cota de transbordo nas próximas horas. Ressalta-se que o extravasamento do Rio Jacuípe, caso ocorra, deverá ser de pequenas proporções, podendo atingir as residências mais próximas do seu leito”, comunicou a Sala de Alerta da Semarh.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, confirmou o risco de transbordo do rio e revelou que a previsão é de mais chuva na faixa litorânea de Alagoas ao longo da semana, reforçando o risco para quem está em áreas de encostas e às margens dos rios e lagoas.

“Estamos monitorando a quantidade de chuvas em Pernambuco e Sergipe para que tenhamos tempo suficiente para emitir os alertas às regiões de Alagoas e colocarmos em prática os planos de contingência dos municípios”, destacou Moisés.

GAZETAWEB \ Thiago Gomes

FOTO: Reprodução