O Palmeiras até o momento não recebeu contatos da CBF para se discutir a possibilidade de Abel Ferreira assumir a seleção brasileira, e a presidente Leila Pereira espera que continue assim.

– A CBF nunca nos procurou para conversar sobre o Abel e espero que não procure (risos). Espero que ele fique conosco por muito tempo, ele é muito feliz aqui, tem muito apoio. Aqui está na casa dele – disse Leila, ao ge.

– Não gostaria de ter esta conversa com o presidente Ednaldo (Rodrigues, mandatário da CBF), uma pessoa que respeito, gosto demais, faz um belo trabalho na CBF, mas deixa o Abel aqui conosco (risos) – completou.

Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é o grande sonho da CBF para assumir o lugar de Tite, mas o italiano já falou algumas vezes que vai continuar no clube espanhol. Ednaldo, porém, diz que ainda não jogou a toalha.

Dentro do mercado brasileiro, Abel Ferreira e Fernando Diniz, do Fluminense, vêm sendo citados como opções, mas há quem avalie que a postura do português à beira do campo possa pesar contra ele. Leila Pereira não concorda com as críticas ao temperamento do treinador.

– Ele é trabalhador, competente, intenso, enlouquecido pela vitória, como eu. Vejo muitos jornalistas que falam que o Palmeiras conversou sobre o temperamento do Abel. Mentira. Nunca questionei o temperamento do Abel ou pedi que mudasse. Pelo contrário. Sempre converso para dar força, para ser o que ele é. Se ele não tivesse essa personalidade, não seria o treinador que é – respondeu.

– O Abel é muito feliz no Palmeiras. Sem pressão, sem stress, ele vai seguir o trabalho dele. Ele vai ter total apoio da presidente do Palmeiras, chutando copinho ou microfone. Se é o Abel que faz, é um escândalo. Para com isso. Falar do Abel dá ibope, mas não olhem só a atitude, mas o porquê daquilo – acrescentou.

Na semana passada, o clube divulgou uma nota em relação a isso, pedindo isonomia no tratamento que a arbitragem tem em relação a Abel e outros treinadores.

– Tenho andado muito angustiada, porque já emitimos várias notas a respeito, mas eu, presidente do Palmeiras, nunca falei disso e estava me angustiando muito. Eu acho que nosso treinador é incompreendido. Não tenho dúvida que o Abel é o melhor técnico, hoje, do Brasil e da América do Sul. Não tenho dúvida nenhuma.

– Trabalhamos de forma séria, profissional, exigimos o máximo e não vemos isto na arbitragem. Não acredito em antipatia com o Palmeiras, nossos árbitros podem estar cansados. O ritmo é uma loucura. A falta de profissionalização pode prejudicar, também. É a percepção que todos deveriam ter. Deviam focar no porquê ele tem estas atitudes – reforçou.

Abel até 2027? O contrato de Abel Ferreira com o Palmeiras é válido até o fim de 2024, quando se encerra o mandato de Leila. Mas a atual presidente já avisou que deseja concorrer a reeleição, e se vencer o pleito ficaria no cargo até dezembro de 2027.

Em conversa com Abel Ferreira, ela disse que gostaria de contar com o treinador até o último dia em que comandasse o Verdão.

– Eu sou uma mulher que não tenho sonhos, tenho objetivos. Vou terminar meu mandato em dezembro de 2024, vou me candidatar à reeleição, e se o associado entender que o trabalho foi bem feito, se me der a oportunidade de ser reeleita, o mandato iria até 2027. Já falei com o Abel. Que o meu desejo é que ele esteja aqui até o último dia que estiver aqui como presidente Palmeiras – contou.

– Até para ele se sentir segurança. A insegurança do técnico no Brasil é tão grande, eu falei: “Abel, não vou te demitir. Você só sai do Palmeiras se você quiser, independente dos resultados”. O Palmeiras não vai ganhar sempre, vamos lutar para isso, mas nem sempre acontece. Falei para dar segurança. Eu tenho esta certeza, gostaria de ficar com o Abel até o último dia como presidente.

De acordo com ela, Abel pediu calma ao ouvir a sugestão de renovar e reforçou que iria cumprir seu atual contrato. Sempre que é perguntado, o português reforça que gosta de estar no Palmeiras, onde completará três anos de trabalho em novembro.

– Quero que ele fique no Palmeiras porque é feliz, porque todos queremos que ele fique. Os jogadores têm profunda admiração e respeito pela comissão técnica. Ele está livre, estou passando o meu sentimento. Estamos escrevendo uma história lindíssima. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores técnicos do mundo – encerrou Leila.

TNH1.COM

FOTO: Marcos Ribolli