O período chuvoso iniciou no mês de abril e desde então, a capital alagoana tem enfrentado dias muito chuvosos. As chuvas intensas podem trazer danos, principalmente para quem reside nas áreas consideradas de risco, por serem suscetíveis a deslizamentos de massa e alagamentos.

Seguir as orientações da Defesa Civil Municipal é importante para minimizar os riscos e danos que possam ser causados pelas chuvas. “Nossa preocupação é, principalmente, com as áreas de encostas e com as residências margeadas por rios, riachos e canais, pois são mais vulneráveis. A conscientização da população, sobretudo nos dias muito chuvosos, é essencial para que possamos salvaguardar vidas”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

Em junho, já choveu em Maceió 203 mm, o que representa 62% do esperado para todo o mês, que é um volume de 322 mm.

A Defesa Civil de Maceió atendeu até esta segunda-feira (19), 133 ocorrências, a maioria delas por edificações com problemas de estrutura, como rachaduras e/ou fissuras. Os bairros com mais registros de ocorrências são o Benedito Bentes e Jacintinho.

Em dias de chuvas intensas, a população deve ter os seguintes cuidados:

Observar se as barreiras próximas estão com solo muito encharcado;

Verificar se houve pequenos deslizamentos;

Ver se há rachaduras nas paredes;

Ver se os níveis dos rios, riachos e canais estão subindo.

Identificando o risco, o morador deve imediatamente sair da residência, procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil Municipal.

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

A população deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil de Maceió possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram.

Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.

Em todas as ferramentas disponíveis, o usuário terá acesso aos alertas, em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

TRIBUNA HOJE

Foto: Secom Maceió