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Com foco na retomada da economia no pós-pandemia, teve início nesta segunda-feira (3) a 10ª Semana do Conhecimento, realizada pela Abrasel Alagoas com o patrocínio do Sebrae. O evento traz na sua programação uma série de palestras com especialistas nas áreas de marketing, finanças, gastronomia, tecnologia e relações interpessoais, todas com foco na aplicação em bares e restaurantes, um dos setores mais penalizados pela crise sanitária de Covid-19.

Na solenidade de abertura, realizada no Hotel Best Western, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, destacou que o pós-pandemia trouxe uma nova onda, mas que nada tem a ver com as “ondas de infecção” que marcaram o noticiário durante os dois anos de contaminações por coronavírus.

“O setor de bares e restaurantes enfrenta agora uma segunda onda, a da inovação, que desafia os empresários a se anteciparem sobre como os seus negócios serão afetados com o avanço dos aplicativos. Waze, iFood, Google Maps são alguns deles. E o Sebrae é um parceiro fundamental da Abrasel nessa transformação pós-pandemia. Estamos aqui para apoiar nessa mudança”, afirma.

Mesmo com o fim da pandemia de Covid-19, anunciado oficialmente pela OMS no início de maio passado, os donos de bares e restaurantes ainda fazem as contas para tentar pagar as despesas decorrentes do isolamento social, quando os estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas e suspender o atendimento presencial dos clientes.

“O nosso setor sofreu muito durante a pandemia. Ainda temos dívidas bancárias para serem pagas, de empréstimos que muitos precisaram pegar com os bancos, mas nós somos muito resilientes e não desistimos. O setor de alimentação fora do lar é fundamental para a economia de Alagoas e não pode parar”, lembra o presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha. “O objetivo desse evento é trazer informação de qualidade para os nossos associados e também para aqueles que ainda não são”, completa.

Programação

A palestra de abertura foi ministrada por Pedro Leite, CEO da Azilados Casa de Sanduíches, com sede em Fortaleza (CE). Com uma operação híbrida (salão, balcão e delivery) focada em velocidade no atendimento e pioneira no conceito 15 minutos ou grátis, o negócio é um dos principais operadores de delivery do país, destacando-se pelo alto nível de serviço e forte posicionamento da marca.

A programação continua nesta terça e quarta. Nomes como Marcelo Marani, Deborah Gaiotto, Renata Cruz e Carole Crema também estão confirmados nesta edição. Carole Crema é chef confeiteira e jurada do programa Que Seja Doce, do canal GNT. Formada pela Thames Valley University (Londres) e pelo Instituto per La Promozione della Cultura Alimentare (Milão), se destaca há mais de 20 anos por receitas que tem como marca o convívio da cozinha tradicional com a gastronomia contemporânea, resgatando memórias afetivas.

Apesar de estar diariamente na fábrica, onde desenvolve e testa novos produtos ao lado de uma equipe incansável, Carole já publicou três livros – é autora de O Mundo dos Cupcakes (DBA), Família na Cozinha (Matrix) e coautora de 400g Técnicas de Cozinha (Cia. Nacional) – tem uma coluna na Bandnews, dá aulas na Escola Wilma Kövesi de Cozinha e fez participações na novela “A Dona do Pedaço”, na Rede Globo, e em séries da Netflix, como Iron Chef.

“A Semana do Conhecimento da Abrasel é uma oportunidade de debater as tendências do mercado, e o mais importante: trocar experiências de como empreender em um mercado tão competitivo. Porque não basta cozinhar bem, é preciso saber de gestão. Nesse sentido, a Abrasel, em parceria com o Sebrae Alagoas, adicionam mais tempero no empreendedorismo na cozinha alagoana”, avalia a jornalista Nide Lins, blogueira de gastronomia e turismo e autora de livros na mesma área.

CADA MINUTO

FOTO: Assessoria