Para financiar obras de infraestrutura em Alagoas, o governador Paulo Dantas e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, assinaram, nesta terça-feira (18), um contrato na ordem de R$ 1 bilhão. Os recursos serão utilizados na duplicação e melhoramentos de rodovias estaduais, abastecimento de água no Sertão, saneamento e fornecimento d’água em municípios da região Norte.

O Estado terá 10 anos para pagar o empréstimo, com um ano de carência. Estiveram presentes no momento as secretárias Renata Santos (Fazenda) e Carol Balbino (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
PUBLICIDADE

O governador ressaltou que o financiamento vai ajudar de maneira expressiva o desenvolvimento de Alagoas. “Alguns anos atrás nós tínhamos apenas 40km de estradas duplicadas em Alagoas, com esses investimentos nós vamos alcançar 400 km de estradas duplicadas”, disse.

Paulo ainda lembrou que o recurso vai melhorar a competitividade do estado e atrair investimentos privados. Ele salientou que o empréstimo só foi obtido graças ao equilíbrio financeiro e fiscal em que Alagoas se encontra, fruto de um trabalho iniciado ainda na gestão do ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Temos a condição de melhorar a vida das pessoas e essa é a agenda que nós queremos e vamos dar continuidade. Vamos juntos unir esforços para que Alagoas continue a dar bons exemplos e apresentar bons resultados e indicadores para toda a região e para o Brasil. Agradeço a presidente Tarciana por viabilizar esses recursos de maneira ágil, o que vai fazer com que o crescimento do nosso estado aconteça e a gente fique entusiasmado com os resultados que nós vamos apresentar ao longo dos próximos anos. Tenho certeza que o Banco do Brasil é um parceiro decisivo para que isso se realize”, afirmou.

Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que esse é um momento muito significativo e simbólico para Alagoas. “Digo isso com muita tranquilidade porque fui governador e nos meus primeiros quatro anos não tive acesso a crédito e a política do governo federal era contrária a isso. O teto de gastos transformou o Brasil no país que menos investe no mundo entre todas as economias relevantes. Isso é muito significativo. Nós investimos, por exemplo, em transportes, no ano passado, igual ao Uruguai em valor nominal, quase 1 bilhão de dólares, só que o Uruguai tem 62 vezes menos habitantes que nós.”
Relacionadas:
Em Maragogi
IML libera corpos de irmãos que morreram afogados em Maragogi

Ele ainda agradeceu ao Banco do Brasil e parabenizou o governador Paulo Dantas. “Então esse desafio conversando com o ministro Haddad (Fazenda) e com o presidente Lula vai ser um caminho significativo para potencialização dos investimentos. Investir significa dar oportunidade, acreditar. Alagoas é bom pagador, vem pagando os empréstimos anteriores em dia, o que dá a ele a condição de tomar novos empréstimos. Agradeço ao Banco do Brasil como senador por Alagoas e como ministro, ao mesmo tempo que parabenizo muito o governador Paulo Dantas por levar esses projetos adiante. Certamente o alagoano está feliz com sua atuação”, acrescentou.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros contou que para a instituição financeira, dar crédito é confiar em alguém. “E nós acreditamos no governo de Alagoas e no povo alagoano para promover a melhoria logística e de infraestrutura, levando desenvolvimento econômico e social para o Estado. Assim vamos melhorar a vida de todos.”

INVESTIMENTOS

Estes recursos vão permitir a conclusão da duplicação da AL-220, entre Arapiraca e Delmiro Gouveia, e da AL-115, ligando Arapiraca a Palmeira dos Índios, duas obras aguardadas como muita expectativa pela população. Além disso, o empréstimo vai permitir as obras do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi e a realização de melhorias no fornecimento d’água para 18 cidades do Médio Sertão e da Bacia Leiteira, e o abastecimento e saneamento de cinco municípios da região Norte – Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Japaratinga e São Miguel dos Milagres -, beneficiando cerca de 90 mil alagoanos, além dos milhares de turistas que visitam a região.

GAZETAWEB \ Rayssa Cavalcante*

FOTO: Márcio Ferreira

*com informações da assessoria.